O primeiro-ministro Ahmet Davutoglu recusou hoje a proposta para criar um campo para refugiados em território da Turquia em troca de uma ajuda de 1 bilhão de euros da União Europeia.
Em resposta, o chefe do governo turco propôs a construção de um campo para 3 mil refugiados numa área segura do Norte da Síria que ficaria sob proteção internacional.
Davutoglu anunciou ainda ter chegada a um acordo com a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, para criar um grupo de trabalho sobre refugiados. A Grécia também faria parte.
A ajuda financeira não será suficiente para manter os refugiados na Turquia, onde eles encontram dificuldades para trabalhar legalmente.
Enquanto têm esperança de voltar para casa, os refugiados ficam em países vizinhos como a Turquia, o Líbano e a Jordânia. Quando pensam em começar uma vida nova, vão para os países ricos da Europa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário