BOSTON, EUA - O presidente Barack Obama garantiu ontem o apoio de pelo menos 34 senadores do Partido Democrata, o mínimo necessário para aprovar o acordo para desarmar o programa nuclear do Irã, evitando que o país faça a bomba atômica, noticiou o jornal The Wall Street Journal.
O Senado deve votar a questão ainda neste mês. Se o governo perder, Obama vai vetar a decisão, que então só poderá ser derrubada por 67 senadores. Como são 100 ao todo, 34 votos bastam para manter o veto.
Um dos elementos centrais da política externa do governo Obama, o acordo foi negociado entre as cinco grandes potências com direito de veto nas Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia), a Alemanha e a República Islâmica do Irã. Prevê um congelamento por dez anos do programa nuclear iraniano a ser fiscalizado por um regime de inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário