O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordaram ontem em realizar negociações sobre uma disputa territorial entre os dois países que vem da Segunda Guerra Mundial, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.
Abe e Putin se encontraram em Nova York durante a reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas. Ficaram de voltar a discutir o assunto na reunião de cúpula do Grupo dos 20 marcada para novembro na Turquia e na reunião anual do fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), nas Filipinas.
A União Soviética de Josef Stalin declarou guerra ao Japão em 9 de agosto de 1945, dia em que os Estados Unidos jogaram a segunda bomba atômica, em Nagassaque, e ocupou o que a Rússia, herdeira da URSS, chama da ilhas Kurilas do Sul e o Japão de Territórios do Norte.
Os dois países nunca assinaram um tratado de paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Japão e Rússia concordam em discutir disputa territorial
Marcadores:
Ilhas Kurilas do Sul,
Japão,
Nagassaque,
ONU,
Rússia,
Segunda Guerra Mundial,
Shinzo Abe,
Stalin,
Territórios do Norte,
União Soviética,
Vladimir Putin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário