As Forças de Defesa de Israel dispararam hoje dois foguetes contra uma base das Brigadas al-Cassam, braço armado do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na Faixa de Gaza depois que o fogo de atiradores atingiu uma casa em território israelense.
Embora nenhum grupo tenha reivindicado a autoria do ataque, o governo de Israel declarou que o Hamas é responsável por governar o território palestino, de onde em 2005 o então primeiro-ministro Ariel Sharon retirou as forças de ocupação e removou as colônias ilegais à luz do direito internacional.
Desde então, Israel travou três guerras contra o Hamas em Gaza, em 2008-9, 2012 e 2014. Depois da última, o governo israelense chegou a exigir que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) reassumisse o controle do território. O Hamas governa Gaza desde 2007, quando derrotou a Fatah, do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, numa guerra civil palestina.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário