quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Venezuela decreta emergência em mais quatro municípios

A Venezuela decretou estado de emergência em mais quatro cidades, noticiou ontem o jornal El Nacional, reforçando a suspeita de que o regime chavista procura desculpas para adiar, suspender ou manipular ainda mais as eleições parlamentares convocadas sob pressão internacional para 6 de dezembro de 2015.

Depois de um incidente atribuído a contrabandistas colombianos em que três soldados venezuelanos foram feridos, o protoditador Nicolás Maduro fechou vários postos de fronteira e impôs em 22 de agosto estado de emergência nos municípios de Bolívar, Pedro María Urena, Junín, Capacho Velho e Rafael Urdaneta.

Agora, as cidades de Lobatera, Panamericano, García Hevia e Ayacucho, do mesmo estado de Táchira, que faz fronteira com o departamento colombiano de Cúcuta, foram incluídas na lista.

O contrabando é uma atividade rotineira porque há escassez na Venezuela de 75% dos produtos normalmente encontrados em supermercados e a gasolina fortamente subsidiados custa poucos centavos de dólar por litro. Assim, os contrabandistas vendem gasolina venezuelana e tentam introduzir produtos colombianos no país vizinho.

Com a inflação rondando 200%, queda de 7% no produto interno bruto prevista para este ano, o desbastecimento generalizado e um dos maiores índices de homicídio do mundo, as pesquisas dão mais de 20 pontos percentuais de vantagem à oposição, mas o regime chavista não mostra a menor intenção de ceder o poder.

Nenhum comentário: