A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante está preparando uma ofensiva para tomar os bairros que ainda não domina na cidade de Deir el-Zur: Jaura e Kussair, noticiou ontem a agência de notícias All4Syria.
Os milicianos foram vistos por aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos. O EI assumiu o controle da região em 2013, mas tropas leais à ditadura de Bachar Assad recuperação algumas áreas, inclusive uma base aérea.
Agora, os jihadistas partem para uma ofensiva final contra as forças governamentais. Para sustentar Assad, a Rússia está intervindo diretamente na guerra civil da Síria. Já tem 2 mil homens, aviões e helicópteros de combate prontos para entrar em ação. A pretexto de atacar o EI, reforça sua presença militar no Oriente Médio.
Sem alternativa a não ser aceitar a realidade, o presidente Barack Obama deve se encontrar com o homem-forte da Rússia, Vladimir Putin, durante a reunião anual da Assembleia Geral da ONU em Nova York na próxima semana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário