O governo autônomo do Curdistão iraquiano declarou hoje que não faz parte da aliança formada no domingo passado entre o Irã, o Iraque, a Rússia e a Síria para trocar informações na guerra contra a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, noticiou a agência iraquiana Shafaq News.
Os quatro países criaram um centro de coordenação e troca de informações com sede em Bagdá. O governo regional curdo não foi convidado nem avisado da formação da aliança. Com a hostilidade da Turquia, preocupada com a tentativa de criação de um Curdistão independente, os curdos estão isolados, dependendo cada vez mais do apoio dos Estados Unidos.
A aliança viola acordos de segurança e defesa firmados pelos EUA com o governo central do Iraque. O governo iraquiano alega que os EUA não estavam cumprindo os acordos ao não entrar decididamente na guerra contra o Estado Islâmico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário