A polícia de Israel e manifestantes palestinos entraram em choque hoje na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, onde houve várias cenas preocupantes de violência nas últimas semanas, noticiou a agência Reuters.
Jovens palestinos jogaram pedras na polícia de choque na véspera do festival religioso judaico de Sukkot e no fim do feriado religioso muçulmano do Eid al-Adha, a Festa do Sacrifício que marca o fim do período da peregrinação anual a Meca.
Para aliviar a tensão e evitar conflitos, os judeus estão proibidos há dias de visitar o complexo situado no local que os israelenses chamam de Monte do Templo, onde ficava o templo histórico do rei Salomão. É um lugar mais sagrado para os judeus e o terceiro maior para os muçulmanos, que acreditam que o profeta Maomé ascendeu ao céu na esplanada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário