O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Rodrigo Londoño Echeverri, devem anunciar hoje à noite em Havana a assinatura de um acordo sobre o julgamento dos responsáveis por crimes de guerra durante a longa guerra civil do país, noticiou a Rádio Caracol.
A declaração conjunta deve ser feita durante uma visita de Santos a Cuba, onde as duas partes negociam a paz há quase três anos. Depois de acordos sobre várias questões, como o apoio da guerrilha ao narcotráfico, o processo de paz estava estagnado em torno das punições aos responsáveis por delitos cometidos durante a guerra civil.
Desde 1964, as FARC, antigo braço armado do Partido Comunista Colombiano, lutavam para instaurar uma ditadura marxista-leninista na Colômbia. O acordo a ser anunciado hoje pode ser um marco do fim do conflito.
Durante sua visita a Cuba, o papa Francisco elogiou a mediação cubana e fez um apelo às duas partes para não perderem a oportunidade de chegar à paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário