sábado, 19 de setembro de 2015

Rússia terá base aérea na Bielorrússia

Em conflito com o Ocidente por causa de sua intervenção militar na Ucrânia, o presidente Vladimir Putin anunciou hoje seu apoio à instalação de uma base militar da Rússia na Bielorrússia, a outra república do núcleo eslavo que dominava a extinta União Soviética.

A proposta, feita inicialmente pelo ministro da Defesa, Serguei Choigu, em 2013, tende a aumentar a tensão entre a Rússia e os antigos países comunistas da Europa Oriental que saíram da órbita de Moscou, como a Polônia, vizinha da Bielorrússia, e entraram para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

A ex-república soviética da Bielorrússia tentou sem sucesso mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia. Diante da crise econômica russa, busca uma aproximação econômica com a União Europeia. Mas o ditador Alexander Lukachenko, último líder stalinista do continente, já ancorou o país estratégica e militarmente à Rússia.

Depois de quase um ano de silêncio, os ministros da Defesa dos EUA e da Rússia voltaram a conversar ontem diante da crescente intervenção militar russa na Síria para apoiar a ditadura de Bachar Assad, que só controle hoje 15% do território nacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece a parte inicial do jogo WAR. Garantir primeiro posições e territórios estratégicos e depois, guerrinhas de atrito. jogo perigoso. coitado de nós, países bucha-de-canhão!