terça-feira, 15 de setembro de 2015

Bomba fere 13 soldados da Turquia em região curda

Pelo menos 13 soldados da Turquia foram feridos hoje quando o comboio onde viajavam foi atingido pela explosão de uma bomba improvisada na beira da estrada na província de Mus, onde a população é majoritariamente curda, noticiou o jornal turco Hürriyet.

A maior suspeita recai sobre os guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo de extrema esquerda que luta para criar um país independente para o povo curdo.

Ao entrar na guerra contra a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, o governo turco passou também a bombardear posições dos curdos no Norte da Síria e no Norte do Iraque. O objetivo é impedir que a unificação das áreas nos dois países vizinhos leve a uma tentativa de fundar o Curdistão, que poderia reivindicar a soberania sobre o Sudeste da Turquia, onde a maioria da população é curda.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, usa a intervenção como pretexto para tentar melhorar sua posição política. Nas eleições de 7 de junho de 2015, pela primeira vez um partido curdo superou o limite de 10% e entrou na Assembleia Nacional, tirando a maioria do Partido da Justiça e do Desenvolvimento, liderado por Erdogan.

Novas eleições foram convocadas para 1º de novembro. Ao romper as negociações com o PKK e reiniciar a guerra civil com os curdos, Erdogan tenta minar a credibilidade do partido curdo moderado HDP (Partido Popular Democrático).

Nenhum comentário: