Marte, o planeta mais próximo da Terra, não é um deserto árido. Tem água em estado líquido e poderia abrigar alguma forma de vida, anunciaram hoje cientistas da Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), que pensa em enviar uma missão ao planeta vermelho até 2030.
Água em estado líquido circula por muralhas e crateras nos meses de verão em Marte. "Há hoje água em estado líquido por toda a superfície de Marte", declarou Michael Meyer, diretor científico do programa de exploração do planeta pela NASA.
"Marte não é o planeta árido e deserto que imaginávamos no passado", constatou Jim Green, outro cientista da NASA. É uma água escura e salobra, mas pode ser útil em missões espaciais tripuladas.
A Terra tem 4,5 bilhões e meio de anos. Sua superfície se estabilizou há 4 bilhões e a vida na Terra surgiu há 3 bilhões e 800 milhões de anos. Em eras geológicas, foi rápido. A vida poderia assim ser um fenômeno comum no universo e não uma particularidade deste planeta azul.
A grande questão filosófica - estamos sozinhos no universo? - volta a intrigar o macaco homem.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário