quarta-feira, 23 de setembro de 2015

França vende ao Egito navios de guerra encomendados pela Rússia

A França anunciou hoje a venda ao Egito por 980 milhões de euros (R$ 4,57 bilhões) de dois porta-helicópteros Mistral originalmente encomendados pela Rússia, que vai receber uma devolução de 950 milhões de euros (R$ 4,43 bilhão), noticiou a agência Associated Press (AP). 

O negócio com Moscou foi suspenso por causa das sanções impostas pela Europa e os Estados Unidos em resposta à intervenção militar russa na ex-república soviética da Ucrânia. Tanto o Egito quanto a Arábia Saudita manifestaram interesse em comprar os navios de guerra. Como são aliados, os sauditas podem financiar parte da transação.

Era um projeto feito para a Rússia. Os porta-helicópteros terão de ser reaptados para se adequar às exigências de comando, controle, comunicações e clima. Isso pode levar anos.

Além dos porta-helicópteros, o Egito comprou 24 aviões de caça franceses Rafale, que estiveram em cogitação quando o Brasil abriu concorrência para renovar a Força Aérea Brasileira. O governo pelos caças Gripen, da Suécia.

Nenhum comentário: