Com o apoio da Força Aérea dos Estados Unidos, o Exército do Afeganistão lançou ontem uma contraofensiva para retomar a cidade de Kunduz, no Norte do país, tomada na segunda-feira pela milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes).
Pela primeira vez desde a invasão americana de 2001 para vingar os atentados de 11 de setembro, uma grande cidade afegã caiu para os Talebã. Com 300 mil habitantes, Kunduz é capital da província do mesmo nome.
A queda de Kunduz é um duro golpe no governo de Cabul. Coloca dúvidas sobre sua capacidade de se defender e obriga o presidente Barack Obama a repensar a decisão de retirar as tropas americanas do Afeganistão no fim de 2015.
Diante do fracasso das forças de segurança afegãs, tropas americanas foram enviadas para tentar reconquistar Kunduz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário