A aliança sunita liderada pela Arábia Saudita anunciou hoje a captura há quatro dias de um barco iraniano carregando armas para os rebeldes hutis do Iêmen, noticiou a televisão saudita Al Arabiya.
Entre outras armas, o barco interceptado a sudeste da costa do sultanato de Omã continha 18 balas de canhão capazes de furar blindagem, 54 mísseis antitanques e 15 baterias para sistemas de orientação de projéteis teleguiados, afirmaram os sauditas e aliados.
Ao revistar a embarcação, a aliança árabe sunita teria encontrado documentos comprovando que está registrado em nome de um cidadão do Irã.
Em sua guerra indireta com a Arábia Saudita e as monarquias petroleiras do Golfo Pérsico, o Irã apoia os rebeldes hutis, xiitas zaiditas, e fomenta rebeliões xiitas. O acordo com os Estados Unidos e as outras potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas para desarmar o programa nuclear iraniano não muda esta realidade. Com mais dinheiro por causa do fim de sanções internacionais, o regime fundamentalista iraniano terá mais recursos para expandir sua influência no Oriente Médio.
Os hutis invadiram a capital do Iêmen, Saná, em setembro de 2014. Em fevereiro de 2015, dissolveram o governo do presidente Abed Rabbo Mansur Hadi e o Parlamento. Hadi fugiu para a Arábia Saudita. Nas últimas semanas, seus partidários tentaram reinstalar o governo no porto de Áden, a segunda maior cidade iemenita.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário