terça-feira, 15 de setembro de 2015

Baldizón abandona eleição presidencial na Guatemala

Depois de apontar "indícios de corrupção" no primeiro turno, o político e empresário Manuel Baldizón desistiu ontem de concorrer ao segundo turno da eleição presidencial na Guatemala, o que dependeria de um recurso à Justiça. Pelo resultado oficial, ele ficou em terceiro lugar.

Segundo colocado na eleição presidencial de 2011, quando perdeu para o agora ex-presidente Otto Pérez Molina no segundo turno, Baldizón era o favorito até a reta final da campanha, quando a renúncia e a prisão de Pérez Molina por corrupção abalaram ainda mais a imagem dos políticos tradicionais guatemaltecos.

O primeiro turno, disputado em 6 de setembro de 2015, terminou com a vitória do comediante Jimmy Morales com 23,85% dos votos, seguido pela ex-primeira-dama Sandra Torres de Colom com 19,76% e por Baldizón com 19,64%.

Diante do resultado apertado, Baldizón recorreu à Justiça. Ontem, anunciou sua desistência. Entre as irregularidades, apontou fraude, queima de votos e "atrasos injustificados" na divulgação da contagem oficial.

Um porta-voz do partido Liberdade Democrática Renovada (Lider), Fridel de León, acusou o Tribunal Superior Eleitoral de "não querer" tornar o processo "transparente" e denunciou um "linchamento" moral do candidato nos meios de comunicação e nas redes sociais.

O segundo turno será disputado por Jimmy Morales e Sandra Torres em 25 de outubro.

Nenhum comentário: