O braço afegão da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante fez hoje uma série de ataques coordenados contra pelo menos oito postos de polícia do distrito de Achin, na província de Nangarhar, no Leste do Afeganistão, noticiou a Agência France Presse (AFP).
A ação acontece um dia depois que as Nações Unidas advertiram que o Estado Islâmico se infiltrou em 25 das 34 províncias do Afeganistão. É um desafio à milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes), que governou o país de 1996 a 2001 e foi derrubada pela invasão dos Estados Unidos para vingar os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
Desde o anúncio da morte do mulá Mohamed Omar, fundador e líder histórico dos Talebã, a milícia estaria dividida entre grupos que querem e não querem negociar a paz com o governo central afegão. O Estado Islâmico considera uma traição qualquer negociação com grupos secularistas que não aceitem sua versão extremista do islamismo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário