Os dois partidos favoráveis à independência da Catalunha da Espanha venceram as eleições regionais catalãs deste domingo, elegendo 72 dos 135 deputados do Parlamento regional.
Computados 90% dos votos, eles ganharam com 47,8%, sem a maioria absoluta dos votos. A abstenção foi de 22,5%.
Com maioria absoluta no Parlamento, os partidos nacionalistas catalães pretendem iniciar um processo para chegar à independência até 2017.
O primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy, chefe do governo central espanhol, rejeita a convocação da consulta popular. Já obteve uma decisão favorável do Tribunal Constitucional. A consulta popular teria de ser realizada em toda a Espanha com a aprovação do Parlamento nacional.
Se a Catalunha deixar a Espanha, sairá também da União Europeia e terá de negociar sua adesão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário