Um forte terremoto de 8,3 graus na escala aberta de Richter sacudiu o Chile hoje à noite. O tremor teve epicentro perto da cidade de Iquique e foi sentido com força na capital, Santiago, onde os edifícios balançaram e as pessoas correram para a rua.
Vários tremores secundários foram registrados depois do abalo mais forte. As sirenes contra tsunames soaram no porto de Valparaíso. O governo chileno deu um alerta de maremoto, com risco de formação de ondas gigantescas, em todo litoral.
O Peru, o Equador, a Polinésia Francesa e o estado americano do Havaí também estão em alerta para maremoto.
Horas mais tarde, foi noticiado que pelo onze pessoas morreram e um milhão fugiram de casa. O alerta de tsuname foi cancelado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário