A explosão de uma fábrica na provincia de Xandong, na China, matou pelo menos uma pessoa ontem, noticiou o jornal South China Morning Post, editado em Hong Kong. É mais uma tragédia atribuída ao descaso do regime comunista chinês com a segurança.
O acidente ocorreu na província de Lijin. Foi a segunda explosão na mesma província em pouco mais de uma semana. Em 12 de agosto, uma série de explosões matou cerca de 150 pessoas no porto de Tianjin. Foi um dos piores acidentes industriais na história do país. O incêndio subsequente durou cinco horas.
Depois de perseguir o crescimento a qualquer custo nas últimas três décadas e meia, o regime comunista chinês enfrenta o desafio de melhorar a segurança e reduzir a contaminação ambiental em plena crise provocada pela desaceleração do crescimento.
Hoje, o índice oficial dos gerentes de compras do governo da China indicou uma queda na produção industrial, o menor valor em três anos. A Bolsa de Valores de Xangai opera em baixa de 1,23%, noticia a agência Bloomberg News.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário