Forças especiais do Exército da Turquia entraram no domingo no Norte do Iraque para perseguir dois grupos com pelo menos 20 guerrilheiros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) depois que 16 soldados turcos foram mortos, noticiou hoje a Agência France Presse (AFP).
Desde então, a Força Aérea da Turquia bombardeia intensamente posições curdas.
Um atentado a bomba atribuído ao PKK matou hoje pelo menos 14 policiais turcos. O PKK libertou 20 civis turcos - nove agentes aduaneiros e 11 trabalhadores da construção civil - tomados como reféns durante confrontos com as forças de segurança da Turquia.
O caos gerado pelas guerras civis no Iraque e na Síria abriu espaço para as atividades do PKK. A intervenção militar turca tenta impedir que os guerrilheiros curdos unam os territórios que dominam nesses dois países para tentar criar o Curdistão, temendo que no futuro o novo país reivindique a soberania sobre o Sudeste da Turquia, onde vive a maior comunidade curda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário