terça-feira, 29 de setembro de 2015

Oposição síria não aceita manutenção de Assad no poder

No momento em que o presidente Barack Obama, sob pressão da Rússia, admite aceitar a manutenção do ditador Bachar Assad no poder na Síria "durante um período de transição", a oposição rejeita totalmente esta possibilidade, noticiou hoje a Agência France Presse (AFP).

Assad é o principal responsável pela guerra civil que matou mais de 250 mil pessoas nos últimos quatro anos e meio, provocando a fuga de 4 milhões de refugiados, na maior tragédia humanitária em andamento hoje no mundo.

Para combater a expansão da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu ontem na Assembleia Geral das Nações Unidas uma união em torno do governo Assad. Os Estados Unidos e a Europa exigiam o afastamento de Assad, mas admitiam negociar com outros líderes do atual regime, que faria parte de um acordo de paz na Síria.

Putin estacionou 28 aviões de combate numa base aérea na Síria para sustentar Assad. Com a crise econômica da Rússia, dificilmente estaria disposto a bancar uma intervenção em larga escala, mas está pronto a defender o aliado diplomaticamente nas negociações sobre o futuro da Síria.

Nenhum comentário: