Os primeiros soldados do Exército do Egito a entrar na guerra contra os rebeldes hutis chegaram ao Iêmen em 8 de setembro de 2015, noticiou ontem a agência Reuters.
Cerca de 800 militares egípcios se juntaram à coalizão liderada pela Arábia Saudita para tentar evitar a conquista do país pelos hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã. Já entraram na guerra civil iemenita milhares de soldados sauditas, do Catar e dos Emirados Árabes Unidos.
Dese 25 de março, a Arábia Saudita e uma aliança de países sunitas tentam derotar a rebelião e devolver o poder ao presidente Abed Rabbo Mansur Hadi, que fugiu do país em fevereiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário