segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bancos europeus perderão 195 bilhões de euros

Os bancos europeus deve ter prejuízos de 195 bilhões de euros nos próximos, prevê o Banco Central da Europa. São R$ 437 bilhões.

Seriam 90 bilhões de euros neste ano e 105 bilhões no próximo de baixa de títulos e empréstimos incobráveis.

Uma crise dos bancos europeus por causa dos problemas das dívidas soberanas da Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Itália é hoje a maior ameaça à recuperação mundial depois da Grande Recessão de 2008-09.

Presidente da Alemanha renuncia após gafe

O presidente da Alemanha, Horst Koehler, renunciou ao cargo depois de uma semana de intensa pressão por ter dito que o país participa da guerra no Afeganistão por interesses econômicas.

Ex-diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Koehler estava no segundo mandato.

A Alemanha adota o regime parlamentarista. O presidente é uma figura protocolar, sem poder de fato, que está nas mãos do primeiro-ministro.

Produção de carne cai 21,4% na Argentina

produção de carne bovina caiu 21,4% nos primeiros quatro meses do ano na Argentina, na comparação com o mesmo período no ano passado.

Uma das causas foi a prolongada seca que matou milhares de cabeças de gado em 2008 e 2009. O longo conflito do governo Cristina Kirchner com os produtores rurais, há dois anos, também contribuiu para abalar a atividade agropecuária no país.

No primeiro quadrimestre de 2010, as exportações de carne caíram 30%.

Os argentinos estão entre os maiores consumidores de carne do mundo.

Tempestade mata mais de 150 na América Central

A tempestade tropical Ágatha matou mais de 150 pessoas nos últimos dias Guatemala, em Honduras e em El Salvador, na América Central.

Vazamento de petróleo pode durar meses

Diante do fracasso de mais uma tentativa da companhia petrolífera BP de conter o vazamento no Golfo do México, há expectativa de que o petróleo continue escapando por meses, no pior acidente ecológico da História dos EUA. 

China adverte que mundo não saiu da crise

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, manifestou hoje preocupação com as dívidas europeias e alertou que o mundo ainda não saiu da crise. 


Wen tem medo de uma volta da recessão. Acredita que ainda é necessário manter medidas de estímulo para garantir o forte crescimento chinês.

Países ricos mantêm recuperação

Em conjunto, as economias dos países industrializados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) cresceram 0,7% no primeiro trimestre, com expansão de 0,8% nos EUA e de 1,2% no Japão, mas de apenas 0,2% na UE. 


Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,5%.

Espanha prepara reforma trabalhista

O governo espanhol prepara uma reforma trabalhista que reduz de 45 para 33 o número de dias de salários que devem ser pagos para cada ano de trabalho, em caso de demissão de trabalhadores contratados por prazo indeterminado. 


Não houve acordo entre sindicatos, governo e empresas. Os sindicatos ameaçam com uma greve geral depois de amanhã.

Comércio mundial cresceu 5,3% no trimestre

O comércio internacional cresceu 5,3% nos primeiros três meses do ano, mas ainda está 4% abaixo do nível recorde, de abril de 2008.

Com a recessão mundial, chegou a cair 12% no ano passado.

Produção industrial do Japão avança 1,3%

Graças às exportações, sobretudo para a China, a produção industrial do Japão cresceu 1,3% em abril na comparação com março.

Nos últimos 12 meses, a expansão foi de 26%. No auge da crise, as exportações japonesas chegaram a cair pela metade.

Índia cresce em ritmo de 8,6% ao ano

economia da Índia cresceu num ritmo anual de 8,6% no primeiro trimestre deste ano   no primeiro trimestre deste ano. Nos 12 meses até 31 de março de 2010, cresceu 7,4%.

A expectativa oficial é de um crescimento de 8,5% no ano, mas a inflação de 9,6% ao ano preocupa.

Israel ataca flotilha e mata nove ativistas

Marinha de Israel atacou hoje em águas internacionais uma pequena frota de seis barcos que pretendia furar o bloqueio   israelense à Faixa de Gaza chegando ao território palestino pelo Mar Mediterrâneo.

Pelo menos nove pessoas morreram no contronto, na maioria turcos. Outras 34 saíram feridas e foram hospitalizadas em Israel.

Oitenta foram presas e devem ser deportadas, inclusive uma cineasta brasileira de origem coreana. A maioria deve ser libertada nesta quarta-feira.

Israel bloqueia o território semiautônomo palestino desde que o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) assumiu o controle de Gaza, numa guerra civil palestina contra a Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, em junho de 2007.

O objetivo central da chamada Flotilha da Liberdade, organizada pelo Movimento Gaza Livre, era romper com o bloqueio desse território, com 700 pessoas e 10 toneladas de ajuda humanitária para 1,5 milhões de palestinos que vivem sob pressão de Israel.

Na madrugada de hoje, comandos dos fuzileiros navais israelenses desceram de helicópteros, enquanto lanchas rápidas completaram a operação de assalto aos navios. Cinco concordaram em ser levados até o porto israelense de Ashdod, de onde o governo de Israel prometeu fazer a ajuda humanitária.

A nau capitânia, o navio turco Mavi Marmara, resistiu. Israel divulgou seus próprios vivos para alegar que os soldados eram vítima de tentativas de linchamento quando reagiram a bala.

Pelo menos dois soldados caídos no convés do navio foram espancados com barras de ferro. As Forças de Defesa de Israel alegam que só aí seus soldados atiraram e mataram pelo menos nove ativistas.

O próprio primeiro-ministro Benjamin Netanyahu falou em dez mortos. Ele estava no Canadá e tinha encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, amanhã na Casa Branca, mas voltou para Israel.

Netanyahu justificou a operação argumentando que a Faixa de Gaza, controlada pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), se tornou uma base para ataques de foguetes contra o território israelense.

Por isso, o mar territorial de Gaza, que teoricamente é um território autônomo governado pelos palestinos, está fechado à navegação, para evitar que o Hamas receba mais armas.

Foi um desastre de relações públicas para Israel. Além das mortes, o bloqueio de Gaza foi duramente questionado. Sob o direito internacional, é ilegal. É uma forma de punição coletiva aos palestinos de Gaza por apoiarem o Hamas.

Em Istambul, a maior cidade da Turquia, a multidão tentou invadir o Consulado Israelense. Houve marchas em Gaza e na Cisjordânia. Por todo o mundo, houve protestos diante de Embaixadas de Israel

A condenação internacional foi enorme. O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, descreveu a ação como "terrorismo de Estado" e "pirataria em águas internacionais".

domingo, 30 de maio de 2010

Cepal adverte para dependência da China

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal) iniciou hoje uma sessão de trabalho em Brasília advertindo os países do subcontinente para a substituição da dependência dos Estados Unidos por outra em relação à China, que rapidamente se torna sua maior parceira comercial.

"Até o ano 2000, a China era uma parceira menor. Hoje, é uma das principais. Em alguns países, tomou o lugar dos EUA", alertou a mexicana Alicia Bárcenas, secretária-geral da Cepal.

O desafio está em desenvolver inovações tecnológicas que agreguem valor aos produtos exportados pela América Latina, rompendo com a dependência das exportações de produtos primários.

Israel cerca flotilha que ia para Gaza

A Marinha e a Força Aérea de Israel cercaram hoje uma pequena frota que tentava chegar à Faixa de Gaza por mar com ajuda humanitária para romper simbolicamente com o isolamento imposto pelas forças de ocupação israelenses.

Santos ganha mas haverá 2º turno na Colômbia

O ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos abriu uma grande vantagem no primeiro turno da eleição presidencial na Colômbia, realizado hoje. Praticamente, garantiu sua vitória no segundo turno, marcado para 20 de junho.

Apurados 99% dos votos, Santos lidera com 47% contra 21,5% do ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus, do Partido Verde, que estava tecnicamente empatado com Santos nas últimas pesquisas.

É uma vitória do presidente Álvaro Uribe e de sua política de linha dura no combate aos grupos guerrilheiros de esquerda, especialmente as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Santos reconheceu isso em seu discurso: "Esta vitória é sua, presidente Uribe, e de nós que defendemos o seu legado".

Eleição na Colômbia deve ir ao segundo turno

Cerca de 30 milhões de colombianos estão aptos a votar hoje para presidente. Os favoritos, o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, candidato do presidente Álvaro Uribe, e o ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus, estão tecnicamente empatados nas pesquisas.

Tudo indica que vai haver segundo turno, em 20 de junho.

Pelo menos três pessoas morreram durante a votação, menos do que nas eleições anteriores na Colômbia.

Maioria dos presos de Guantânamo não é perigosa

Apenas cerca de 10% dos 240 suspeitos de terrorismo detidos na base naval americana de Guantânamo, em Cuba, “eram líderes, executores ou facilitadores de conspirações para atacar os Estados Unidos", concluiu um relatório oficial divulgado ontem pelo jornal The Washington Post.

De acordo com o relatório, 5% não puderam ser enquadrados em nenhuma categoria.

Tailândia suspende toque de recolher

O governo da Tailândia suspendeu ontem o toque de recolher imposto dez dias antes depois da batalha de rua entre o Exército e manifestantes oposicionistas do grupo dos Camisas Vermelhas, ligados ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

Desde meados de março, os conflitos causaram 88 mortes. Outras 1,9 mil pessoas foram feridas.

Morre Dennis Hopper, o rebelde de Hollywood

O ator e diretor Dennis Hopper, que ficou famoso com filmes como Sem Destino, Veludo Azul e Apocalypse Now, morreu ontem aos 74 anos de câncer de próstata.

Ator coadjuvante de Peter Fonda em Sem Destino, ele roubou a cena como o protótipo do hippie, ao lado do advogado feito por Jack Nicholson. Depois, fez papel de vilão cruel em Veludo Azul e de outro maluco em Apocalypse Now.

sábado, 29 de maio de 2010

Ministro britânico renuncia

O novo secretário do Tesouro do Reino Unido, David Laws, renunciou ao cargo que ocupava há menos de um mês por causa da revelação de que ele pediu indenização por despesas indevidas.

Na noite de sexta-feira, Laws pediu desculpas por ter cobrado 40 mil libras usadas para pagar o aluguel de seu parceiro homosseuxual em Londres. Pelo novo regimento interno do Parlamento Britânico, os deputados não podem mais pedir ajuda para pagar a moradia de parceiros.

Outro deputado liberal-democrata, Danny Alexander, vai substituir Laws no governo de coalizão liderado pelo primeiro-ministro conservador David Cameron.

BP fracassa outra vez no Golfo do México

A companhia petrolífera BP, a antiga British Petroleum, fracassou em mais uma tentativa de conter o vazamento de petróleo no Golfo do México, que começou em 20 de abril e já é considerado o pior da História dos Estados Unidos.

Durante três dias, a BP tentou entupir o oleoduto com lama de perfuração, na expectativa de cimentar o duto em seguida.

"Não conseguimos estancar o fluxo", admitiu ontem Doug Suttles, diretor de operações da empresa. "Tomamos a decisão de partir para a próxima opção".

Extremistas matam 80 em mesquitas no Paquistão

Pelo menos 80 pessoas morreram quando pistoleiros invadiram duas mesquitas e atiraram na multidão que participava da oração da sexta-feira, que é a folga religiosa semanal dos muçulmanos.

As mesquitas pertencem à seita Ahmadi, uma minoria religiosa islâmica com cerca de 4 milhões de adeptos no país. Muitos paquistaneses não os consideram muçulmanos.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Revisão do TNP pede Oriente Médio sem armas nucleares

Os 189 países signatários do Tratado de Não Proliferação Nuclear conseguiram chegar a um acordo hoje em Nova York para renovar o tratado e convocaram uma conferência internacional para 2012 com o objetivo de tornar o Oriente Médio, a exemplo da América Latina, uma região livre de armas nucleares.

Choque de trens mata 100 e Índia culpa maoístas

Um trem de passageiros com destino a Mumbai, a maior e mais rica cidade da Índia, saiu dos trilhos quando passava por Jhargram, no estado de Bengala Oriental, no leste do país, rolou pela montanha e bateu num trem de carga que trafegava no sentido contrário.

O governo indiano acusa guerrilheiros maoístas de terem sabotado a estrada de ferro.

Para o primeiro-ministro Manmohan Singh, a rebelião maoísta é hoje o maior problema de segurança interna da Índia. No mês passado, os maoístas mataram 76 policiais numa emboscada no centro do país.

China promete não acobertar a Coreia do Norte

Durante visita à Coreia do Sul, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, condenou atos que desestabilizem a região. Ele prometeu não proteger os responsáveis pelo afundamento há dois meses de um navio de guerra, mas pediu tempo para examinar as provas apresentadas por uma comissão internacional independente que culpou a Coreia do Norte.

Em Pionguiangue, a Comissão de Defesa Nacional norte-coreana deu hoje a primeira entrevista em nome do governo do país a jornalista estrangeiros desde a semana passado, quando a Coreia do Norte foi responsabilizada.

Fitch rebaixa crédito da Espanha

A agência de classificação de risco Fitch se tornou hoje a segunda a rebaixar a nota de crédito da Espanha. O euro e as bolsas de valores caíram no mundo inteiro, com raras exceções.

Como a Espanha tinha nota máxima, isso não significa que o país vá dar um calote em curto prazo, mas terá de pagar juros mais altos para financiar a dívida. Os bancos espanhóis já enfrentam dificuldades para tomar empréstimos de bancos estrageiros, inclusive da zona do euro.

Mais cinco cadernetas de poupança espanholas estão negociando uma fusão.

Doutrina Obama abandona guerra contra o terror

A nova Doutrina de Segurança Nacional dos Estados Unidos aponta o terrorismo dos fundamentalistas muçulmanos como maior ameaça interna e externa ao país, mas abandona o conteito do governo George W. Bush de "guerra contra o terror".

Lula rebate acusações de Hillary Clinton

Ao abrir hoje o 3º Fórum da Aliança de Civilizações, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o acordo que fez com o Irã, condenado ontem pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton por "tornar o mundo mais inseguro".

"O mundo precisa de paz no Oriente Médio, e o Brasil não está alheio a isso", afirmou o presidente brasileiro, defendendo a decisão de ir ao Irã.

Sem falar diretamente sobre os Estados Unidos, Lula chamou de "absurda e criminosa" a atitude de países que fazem alegações sobre armas para justificar "ações preventivas", numa clara referência à invasão do Iraque no governo George W. Bush.

Mais uma vez, Lula ignorou que o presidente Barack Obama propôs diálogo ao Irã no seu discurso de posse, numa atitude completamente diferente da adotada por Bush.

A secretária de Estado acusara o Irã de usar o Brasil para escapar das nova sanções que podem ser impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Câmara aprova gays assumidos no Exército dos EUA

Por 234 a 194, a Câmara dos Representantes aprovou nesta noite o repúdio à lei conhecida como "não conte e não pergunte" que permite a presença de homossexuais nas Forças Armadas dos Estados Unidos desde eles não assumam abertamente sua homossexualidade.

Isso criava um sério constrangimento em momentos de despedidas, funerais e outros momentos de grande emoção em que os gays e lésbicas são impedidos da expressar seus sentimentos.

A medida é uma emenda ao projeto da lei de defesa.

Uma comissão do Senado aprovou hoje lei semelhante. O plenário do Senado deve examinar o projeto no próximo mês.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vazamento de petróleo é maior dos EUA

O vazamento de petróleo sem parar no Golfo do México desde 20 de abril já é o maior da História dos Estados Unidos. Em vez dos 5 mil barris de petróleo por dia que admite a companhia de petróleo BP, os cientistas calculam que estejam escapando entre 12 a 19 mil barris por dia


Em 1989, um acidente com o navio petroleiro Exxon Valdez levou ao derramamento de 41,6 milhões de litros no Estreito Príncipe William, no Alasca.

Agora, as estimativas são de que já tenham vazado entre 64 e 148 milhões de litros desde que a plataforma Horizonte de Águas Profundas afundou depois de um acidente em que morreram 11 petroleiros.

A tentativa da companhia petrolífera BP de tapar os furos por onde o óleo está escapando está suspensa há 16 horas. Mas há uma expectativa de que seja retomada em breve.

É uma tentativa de  enfiar lama de perfuração para entupir o oleoduto e depois cimentar o poço.

Coreia do Norte rompe acordos militares

A Coreia do Norte suspende acordos militares para acalmar a tensão na última fronteira da Guerra Fria e impedir que passos errados dos militares resultam em conflitos. A Coreia do Sul fez manobras antissubmarinos. 


A China pede calma e diálogo para uma solução pacífica. Os sul-coreanos protestaram e um militar americano reitera o apoio. Apesar do aumento da tensão os sul-coreanos ainda cruzam a fronteira.

PIB dos EUA cresce menos do que em cálculo inicial

O crescimento do produto interno bruto dos Estados Unidos, a maior economia do mundo, foi revisado hoje pelo Departamento de Comércio de 3,2% para 3% ao ano.

Espanha aprova cortes para poupar 15 bilhões de euros

O parlamento da Espanha aprovou por apenas um voto de diferença o plano de cortes de gastos de 15 bilhões de euros em dois anos, que reduz salários de servidores em 5%, congela aposentadorias e  aumenta impostos para os ricos, com patrimônio de um milhão de euros ou mais.

A proposta só passou porque um partido regional da Catalunha não quis assumir o ônus de um agravamento da crise.

Com uma rejeição do pacote, o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero provavelmente receberia um voto de desconfiança e cairia, aprofundando os problemas econômicos da Espanha.

• Os mercados reagiram positivamente a um desmentido da China de que seu fundo estatal de investimentos cortaria aplicações na Europa por causa da crise.

• O banco espanhol BBVA não conseguiu rolar uma dívida de US$ 1 bilhão que venceu ontem.

• O euro subiu 1% durante a manhã para US$ 1,2290.

• Na França, uma greve geral protestou hoje contra as reduções dos valores das aposentadorias e aumento da idade mínima necessária para se aposentar.

• Na Itália, a população comenta os cortes de 24 bilhões de euros anunciados pelo governo conservador do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

• O secretário do Tesouro dos EUA encontra o ministro das Finanças da Alemanha e declara que eles concordam quanto à necessidade de impor regras mais duras para operações de risco, mas aparentemente o acordo termina aí.

• O Japão teve um saldo comercial de 6 bilhões de euros em abril, 15 vezes superior ao do ano passado, quando as exportações sofriam o impacto da crise internacional.

• O Tesouro dos EUA vendeu por US$ 6,2 bilhões 20% de sua participação no Citigroup decorrente da crise.

• As bolsas da Ásia tiveram mais um dia de alta. As bolsas da Europa subiram. Em Nova York, o Índice Dow Jones fechou em alta de 2,9%, apesar da redução da segunda estimativa do produto interno bruto dos EUA no primeiro trimestre de 3,2% para 3% do cálculo anterior.

Maior do mundo, Apple enfrenta suicídios na China

No dia em que a empresa mais criativa do mundo, a Apple, tornou-se a maior do setor de informática, superando a rival Microsoft em valor de mercado, uma má notícia estragou a festa: sob intensa pressão, dez trabalhadores de uma fábrica que trabalha para a empresa se mataram na China.

Eles estariam sendo pressionados tanto a apresentar uma alta produtividade para atender às encomendas da empresa quanto para proteger os segredos industriais da Apple, especialmente do iPad, a prancheta de leitura eletrônica de livros, revistas e jornais que é o último grande lançamento da empresa.

Quando se chega numa loja na China, perguntam se você quer original ou cópia. Essas cópias são o resultado da pirataria industrial descarada praticada no país.

Para evitar o roubo de seus segregos, aparentemente a empresa submeteu seus empregados a um nível de estresse insuportával. Outros três tentaram o suicídio, mas fracassaram.

Ban convida Lula para discursar em cúpula antimiséria

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, revelou hoje ter convidado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discursar numa reunião de cúpula sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio para reduzir a miséria, as doenças e a fome a ser realizada em setembro, paralelamente à sessão anual da Assembleia Geral da ONU.

Ban está no Brasil para participar do Fórum da Aliança de Civilizações, que tenta construir laços entre diferentes culturas. Ele visitou favelas onde já projetos sociais apoiados pela ONU.

Em entrevista exclusiva à TV Brasil, o ex-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul contou ainda ter convidado o presidente a co-presidir um painel de alto nível sobre sustentabilidade global para que vai apresentar propostas para a Conferência Rio + 20.

Esta nova Cúpula da Terra, marcada para 2012, vai revisar a aplicação dos acordos assinados na Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.

A seguir, a íntegra da entrevista:

Existe risco de guerra na Península Coreana?
Estou preocupado com a tensão crescente entre as Coreias do Norte e do Sul. A ONU monitora atentamente a situação. Todas as questões entre os dois países devem ser resolvidas pacificamente através do diálogo. Ao mesmo tempo, espero que o Conselho de Segurança tome as medidas necessárias para acalmar a situação.

Como resolver definitivamente, de forma pacífica, a crise em torno do programa nuclear iraniano?
A questão nuclear iraniana é uma grande preocupação da comunidade internacional. Eu elogio a iniciativa do presidente Lula e do primeiro-ministro Erdogan, da Turquia, para resolver pacificamente o problema através de negociações. Se o Acordo de Teerã for apoiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e pela comunidade internacional, pode ser um passo positivo para resolver a questão pacificamente. Ao mesmo tempo, estou preocupado porque o governo iraniano anunciou que vai continuar enriquecendo urânio num teor de 20%. Espero sinceramente que os iranianos cumpram todas as obrigações impostas pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e provem que o programa nuclear do país é exclusivamente para fins pacíficos, e não militares. Claramente, há falta de confiança no Irã.

O Brasil gostaria de ser membro permanente do Conselho de Segurança depois de uma reforma da ONU. Quais suas expectativas em torno da reforma da ONU?
Sei da aspiração do Brasil de se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Os países-membros da ONU estão dando passos importantes nesta reforma. Já houve várias rodadas informais de negociação. Acredito que, em breve, os países-membros se engajem em discussões com base em um anteprojeto. O embaixador do Afeganistão está compilando ideias e propostas. Espero que os países-membros cheguem logo a um acordo sobre a reforma.

Como o Brasil, com seus programas sociais, pode contribuir com a ONU no combate à miséria, à fome e a doenças, especialmente na África?
Resolver esses grandes desafios africanos, a pobreza absoluta, doenças, educação, todos eles são grandes prioridades da comunidade internacional. Em 2000, os líderes mundiais estabeleceram as Metas de Desenvolvimento do Milênio para serem atingidas até 2015. Só nos restam mais cinco anos. Por isso, estou convocando uma reunião de cúpula sobre as metas do milênio para setembro, na época da sessão anual da Assembleia Geral da ONU. Eu elogio o progresso do governo brasileiro no combate à pobreza absoluta com programas como Fome Zero e Bolsa-Família, iniciativas muito boas tomadas pelo presidente Lula. Espero sinceramente que muitos países-membros aproveitem o exemplo. Convidei o presidente Lula para discursar durante este encontro de cúpula e ele gentilmente aceitou o convite.

A sociedade internacional vai esquecer o Haiti mais uma vez?
Não, de jeito nenhum. A paz, a reconstrução e o desenvolvimento do Haiti estão entre as grandes prioridades da ONU. Mais uma vez, o Brasil está na vanguarda, liderando esta campanha não apenas financeiramente, mas fornecendo soldados, policiais e o comandante da força de paz da ONU no Haiti. O Brasil foi o primeiro dos grandes países doadores a depositar a ajuda financeira no Banco Mundial. O ex-presidente Bill Clinton e o primeiro-ministro haitiano, Jean-Max Bellerive, são co-presidentes da comissão de reconstrução. Em 31 de março, a comunidade internacional prometeu US$ 9,9 bilhões para a reconstrução do Haiti. Vamos construir um Haiti melhor. É nosso compromisso.

Qual o papel do Brasil no Diálogo de Civilizações?
O Brasil pode dar uma grande contribuição. O Brasil é uma mistura de povos. É um dos países que mais podem contribuir para a aliança de civilizações. Temos de estar preparados para maior compreensão e entendimento das tradições, das culturas e das civilizações dos outros. É preciso pensar nos outros antes mesmo de pensar em si mesmo e em nós. Esta é a filosofia básica. Em muitos casos, o extremismo e a violência vem do medo e do desconhecimento dos outros. O medo vem da ignorância em relação aos outros. Isso pode ser superado pela educação, sobretudo dos jovens. Nossas futures gerações devem viver um mundo com mais paz e harmonia, sem ódeio no coração nem suspeitas em relação aos outros. O Fórum da Aliança de Civilizações que está sendo realizado aqui no Rio é um exemplo disso e da liderança do Brasil.

 O Sr. está otimista com as negociações para combater o aquecimento global?
Esta é outra grande prioridade. Nenhuma solução será encontrada sem a participação do Brasil, que tem o ecossistema mais importante do mundo, com suas florestas e fontes de energia renováveis. Agradeço o empenho do presidente Lula nesta questão, especialmente na contribuição que deu na Conferência de Copenhague. Estamos trabalhando arduamente. Primeiro, para dar apoio financeiros para os países em desenvolvimento se adaptarem. E também para criar uma economia com uso de energia mais eficiente. Convidei o presidente Lula para ser co-presidente do painel de alto nível sobre sustentabilidade global. O Brasil vai sediar a conferência Rio + 20, em 2012, 20 anos depois da Conferência do Rio . Esse painel deve dar uma contribuição importante.

O presidente Lula seria um bom secretário-geral da ONU?
Ouvi essas especulações. O presidente Lula é um dos líderes globais mais importantes, mas eu não posso comentar esse assunto. O posto é um enorme desafio. É preciso enfrentar inúmeros problemas globais e regionais. Eu lhe desejo boa sorte.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hillary pede resposta forte contra Coreia do Norte

Durante visita a Seul, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu uma "resposta forte mas controlada" da sociedade internacional contra a Coreia do Norte.

Hillary considerou o ataque norte-coreano que afundou uma navio de guerra sul-coreano há dois meses, matando 46 marinheiros, uma "provocação inaceitável" e prometeu o total apoio dos Estados Unidos do presidente da Coreia do Sul, Lee Myung Bak.

A Coreia do Norte voltou a ameaçar varrer a Península da Coreia e "concluir o processo da reunificação do país".

Neonazistas profanam cemitério judaico

Os neonazistas não respeitaram os 70 anos da Retirada de Dunquerque.

Em Stassfurt, no Leste da Alemanha, vândalos atacaram um cemitério judaico, onde profanaram túmulos, depredando-os e pichando-os com símbolos nazistas.

Europa lembra 70 anos da Retirada de Dunquerque

Em maio de 1940, a Alemanha nazista cruzou com sua blitzkrieg a Linha Maginot e tomou a França. Os aliados na luta contra Hitler enfrentaram o desafio de retirar do continente quase meio milhões de soldados das forças aliadas na luta contra Hitler da cidade de Dunquerque, no Norte da França.

A Retirada de Dunquerque é um dos muitos momentos épicos da Segunda Guerra Mundial.

De 26 de maio a 4 de junho de 1940, 338 mil soldados, na maioria britânicos e franceses, foram retirados com sucesso através do Canal da Mancha. Cerca de 120 mil morreram em combate.

Hoje, os sobreviventes voltaram à cidade para homenagear os companheiros mortos.

Irã ataca Rússia por apoiar sanções

Em um programa de televisão supostamente destinado a persuadir os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia a não adotar novas sanções contra o regime fundamentalista do Irã, o presidente Mahmoud Ahmadinejad acabou acusando a Rússia de servilismo e traição por apoiar o anteprojeto apresentado pela embaixadora dos EUA, Susan Rice.

Ahmadinejad advertiu que o acordo negociado com o presidente Lula e o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan é a "máxima concessão" que a república islâmica está disposta a fazer nas negociações com as cinco potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Um porta-voz do governo da Rússia respondeu que "a demagogia política não é a melhor maneira de defender um país". Acrescentou que apoia as sanções porque não está convencido de que o programa nuclear iraniano é realmente pacífico e não visa a fabricação de armas nucleares.

Relatório é otimismo sobre progresso da África

A África deve retomar a rota do crescimento acima de 5% ao ano interrompida pela recessão mundial, mas ainda enfrenta sérios problemas de corrupção e má distribuição da riqueza, conclui um relatório divulgado ontem pelo Painel sobre o Progresso da África.

Ao apresentar o documento, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, nascido em Gana, afirmou: "A África é rica. O valor da terra, do petróleo, do gás e dos minérios do continente está aumentando. O comércio e os investimentos estão aumentando, especialmente com países do Sul.

"O continente tem um bilhão de habitantes, na maioria jovens. Muitos são bem-educados e ambiciosos. As classes média e empresarial crescem", acrescentou Annan.

Como continente mais pobre do mundo, a África precisa de parcerias para se beneficiar do esforço da China para consumir menos carvão e petróleo, da revolução verde da agricultura da Índia e dos programas sociais do Brasil, aconselhou o Painel sobre o Progresso da África.

Para o ex-presidente da Nigéria Olusegun Obasanjo é a falta de líderes decididos a combater a corrupção e distribuir a riqueza, o que ele próprio não fez nas duas vezes em que governou o país.

Mundo passa por sexta onda de extinção

O mundo enfrenta a sexta grande onda de extinção desde que a vida surgiu na Terra há cerca de 3,8 bilhões de anos.

O número de espécies em extinção é o maior dos últimos 65 milhões, quando acredita-se que um meteoro atingiu o planeta na região do Golfo do México provocando mudanças ambientais que acabaram com os dinossauros, na quinta onda de extinção.

Reino Unido rejeita taxa sobre bancos

O novo ministro das Finanças do Reino Unido, George Osbourne, rejeitou a proposta da União Europeia de cobrar uma taxa dos bancos para criar um fundo de combate a crises.

OCDE melhora previsão de crescimento mundial

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômica (OCDE), um clube de 31 paises industrializados, melhorou suas previsões de crescimento para a economia mundial para 4,6% em 2010, em vez de 3,4%, e para 4,5% em 2011, acima dos 3,7%, da previsão de novembro do ano passado. Mas  advertiu para riscos de superaquecimento na Ásia e endividamento na Europa e América do Norte.

• Os EUA devem crescer 3,2% neste ano e no próximo, e o Japão 3% em 2010 e 2% em 2011.

• O Brasil deve crescer 6,5%, em vez dos 4,8% previstos em novembro.

• A China deve crescer 11,1%, com risco de superaquecimento, e a Índia, 8,2%, enquanto a Rússia  terá a menor expansão dos BRICs, 5,5%.

• Para os países ricos, recomendou cortes de gastos e aumentos de impostos para equilibrar as contas.

• A ONU prevê crescimento de cerca de 3% neste ano e no próximo, em linha com as previsões anteriores da OCDE.

Obama visita o Golfo do México na sexta-feira

O presidente Barack Obama vai fazer uma segunda visita à costa sul dos Estados Unidos no Golfo do México, atingida por uma mancha de petróleo que vaza há 36 dias de um poço que era explorado pela empresa BP.

Amanhã, Obama deve anunciar novas regras para exploração de petróleo no mar. O governo está sendo acusado de debilidade diante da BP.


BP faz nova tentativa de conter vazamento

Diante de uma pressão cada vez maior do governo dos Estados Unidos, a companhia de petróleo BP faz hoje nova tentativa de conter o vazamento que, em 36 dias, jogou 27 milhões de litros de petróleo no Golfo do México, causando um desastre ecológico.

Vai usar lama, cimento e motores com 35 mil cavalos de força para tentar tapar o poço. As chances de sucesso são de 50%.

Itália corta gastos de 24 bilhões de euros

O Conselho de Ministros da Itália aprovou agora à noite uma série de cortes orçamentários para economizar 24 bilhões de euros nos próximos dois anos, cerca de R$ 56 bilhões, e evitar assim o contágio da crise das dívidas públicas dos países do euro, que começou na Grécia.

Para este ano, o déficit público italiano está estimado em 5,3% do produto interno bruto. Está fora das regras de convergência da união monetária econômica, que limitam o déficit em 3% do PIB. Mas está bem melhor do que os 12,7% da Grécia, 11% da Espanha, 11,5% do Reino Unido e 9,3% de Portugal.

Com os cortes anunciados, a Itália espera reduzir o déficit para 3,9% neste ano e 2,7% em 2010. O primeiro-ministro conservador Silvio Berlusconi não quis aumentar a carga de impostos.

Se as condições se deteriorarem pelo contágio da dívida grega em Portugal e na Espanha, o mercado teme que a Itália tenha dificuldades para financiar sua dívida.

No momento, os títulos da dívida pública da Itália pagam apenas 1 ponto percentual a mais de juros do que papéis de mesmo prazo da dívida da Alemanha. A Grécia precisa pagar cinco vezes mais.

Por isso, o Wall St. Journal estimou anteontem que a Grécia tem 75% de chance de declarar a moratória e renegociar a dívida. Portugal tem 50% de chance.

terça-feira, 25 de maio de 2010

BRASIL NA ÁFRICA NO 3 A 1 DA TV BRASIL

Nesta quarta-feira, 26 de maio, a partir das 23h, participo do programa 3 a 1 da TV Brasil, que discute as relações do Brasil com a África.

Desde ontem, a TV Brasil Internacional está sendo transmitida para 49 países africanos.

Bancos espanhóis e Coreias derrubam bolsas

O agravamento da tensão entre as duas Coreias e a fusão de quatro bancos da Espanha, que recebeu nova recomendação do Fundo Monetário Internacional para cortar gastos, voltaram a derrubar as bolsas de valores, o petróleo e o euro nesta terça-feira.

Desde que o Banco da Espanha assumiu, no sábado, o controle da caderneta de poupança CajaSur, o mercado voltou seu olhar nervoso para os bancos espanhóis.

Hoje quatro pequenos bancos regionais espanhóis se fundiram, o que seria absolutamente lógico e normal para o mercado, mas é interpretado como uma ameaça a todo o sistema bancário do país.

A queda das bolsas começou na Ásia, onde Tóquio perdeu 3,05% e Hong Kong 3,5%. Na Europa, Londres caiu 2,54% e Frankfurt, 2,34%.

Em Nova York, o Índice Dow Jones caiu 3% na abertura dos negócios, mas se recuperou parcialmente fechando perto da estabilidade, com baixa de apenas 0,23%.

Coreia do Norte rompe relações com Coreia do Sul

O regime comunista da Coreia do Norte rompeu hoje todos os contatos com a Coreia do Sul, inclusive através da Cruz Vermelha, e rejeitou o pacto de não agressão entre os dois países, que colocaram as Forças Armadas de prontidão. Só manteve um projeto industrial em que empresas do Sul instalaram fábricas no Norte.

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama ordenou às Forças Armadas que se preparem para uma possível agressão norte-coreana.

As duas Coreias não assinaram um acordo de paz no fim da Guerra da Coreia (1950-53), há 57 anos. Tecnicamente, estão em guerra até hoje.

Na semana passada, uma comissão internacional concluiu que um navio de guerra sul-coreano que afundou há dois meses, matando 46 marinheiros, foi atingido por um míssil norte-coreano.

Hoje, a televisão estatal da ditadura stalinista ameaçou usar a forças "se houver novas violações do mar territorial do país", sugerindo que a corveta afundada teria invadido águas norte-coreanas.

Hillary condena acordo do Brasil com Irã

Durante visita à China, onde busca apoio ou pelo menos abstenção para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprove novas sanções contra o programa nuclear do Irã, a secretária de Estado, Hillary Clinton, considerou inútil e contraproducente o acordo negociado com o governo iraniano pelo Brasil e a Turquia.

Na visita recente do presidente Lula a Teerã, o Irão concordou em enviar ao exterior 1,2 mil kg de urânio levemente enriquecido a 3,5% para receber dentro de um ano 120 kg de urânio enriquecido a 20%, que seria utilizado em um reator de pesquisas médicas.

Para Hillary Clinton, a acordo não passa de "uma manobra para evitar a ação do Conselho de Segurança". Ela chega nesta quarta-feira a Seul para discutir a crise entre as duas Coreias.

Caçada a traficante já matou 29 na Jamaica

Pelo menos 29 pessoas morreram em tiroteios desde o fim de semana, quando a polícia da Jamaica iniciou uma operação na capital, Kingston, para prender Christopher Coke, por força de um pedido de extradição feito pelos Estados Unidos por tráfico de cocaína e maconha.

Sua gangue resiste. Coke é muito popular e está sendo defendido a bala.

Entre os mortos, há um policial. Outras 31 pessoas foram feridas

Irã liberta cineasta Jafar Panahi

A Justiça do Irã mandou libertar o cineasta Jafar Panahi, que entrara em greve de fome de protesto contra sua prisão há nove dias, em troca de uma fiança de US$ 200 mil.

No ano 2000, Panahi ganhou o Leão de Ouro, o grande prêmio do Festival de Cinema de Veneza.

Panahi foi preso por assinar uma lista em homenagem a Neda Soltan, a jovem estudante morta por um tiro por estar presente a uma manifestação contra a reeleição de Ahmadinejad.

Ele foi libertado no ano passado e preso de novo em março, em casa, por fazer filmes sobre os protestos considerados contra o regime fundamentalista iraniano.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Celso Amorim, fez apelos pela sua libertação, assim como a atriz Juliette Binoche, ao receber o prêmio de melhor atriz no fim de semana no Festival de Cannes, na França. Panahi tinha sido convidado para o júri.

Mas a libertação parece ter resultado de conveniências políticas internas do Irã. Em 12 de junho, fez um ano da reeleição fraudulenta de Ahmadinejad. Há expectativa de novas manifestações.

Tailândia decreta prisão de Thaksin Shinawatra

A Justiça da Tailândia decretou hoje a prisão do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, responsabilizando-o pelos violentos protestos da oposição, duramente reprimidos pelo Exército na última quarta-feira.

Cerca de 70 pessoas morreram nos últimos dois meses nos conflitos entre o movimento das
Camisas Vermelhas, leal a Thaksin, que ocupou uma área do centro de Bangkok, e as forças de segurança.

Euro cai e bolsas desabam

O euro cai hoje de manhã abaixo de US$ 1,20, e as bolsas desabam depois que o FMI pediu à Espanha mais cortes orçamentários e que a Coreia do Norte rompeu relações com a do Sul.

As Forças Armadas das duas Coreias, inimigas históricas desde a Guerra Fria, entraram em prontidão desde ontem, quando o Sul suspendeu o comércio com o Norte.

Desde a Guerra da Coreia (1950-53), os dois países não assinaram um tratado de paz. Vivem tecnicamente em guerra, na última fronteira da Guerra Fria.

A atual tensão se agravou na semana passada, quando investidores internacionais concluíram que um torpedo norte-coreano afundou um navio de guerra sul-coreano em 26 de março de 2010, matando 46 marinheiros.

Austrália expulsa diplomata israelense

Um diplomata israelense foi expulso ontem pela Austrália sob a acusação de forjar passaportes usados por agentes israelenses para matar um comandante do Hamas em Dubai em 19 de janeiro de 2010.


Ele tem cinco dias para deixar o país.

UE quer impor taxa sobre bancos

A União Europeia deve anunciar nesta quarta-feira a criação de uma taxa a ser cobrada dos bancos para formar fundos nacionais de combate à crise.

O objetivo é evitar que colapsos do sistema financeiro tenham de ser combatidos com dinheiro público.

Itália deve anunciar hoje cortes orçamentários

A Itália deve anunciar hoje cortes orçamentários no valor de 24 bilhões de euros nos próximos dois anos na Itália, num esforço de equilíbrio fiscal para evitar o contágio da crise da dívida grega. São mais de R$ 56 bilhões.

Ontem, o governo conservador do primeiro-ministro Silvio Berlusconi finalizou consultas com governos regionais, líderes empresariais e sindicais. Não deve haver aumentos de impostos.

A exemplo de Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal, a Itália deve congelar ou até mesmo reduzir os salários dos servidores públicos.

O primeiro-ministro deve ir pessoalmente à televisão e pedir um "sacrifício".

FMI pede reforma trabalhista na Espanha

O Fundo Monetário Internacional aconselhou ontem a Espanha a fazer reformas "urgentes" e "decisivas" nas leis trabalhistas e no sistema bancário, mas elogiou a "ambiciosa consolidação fiscal" proposta pelo primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, com cortes de gastos de 15 bilhões de euros em dois anos.

No documento que analisa a situação econômica dos países-membros, o FMI defende a limitação do direito de negociação coletiva dos sindicatos e a flexibilização das regras para demitir empregados "pelo menos ao mesmo nível do resto da União Europeia".

A expectativa para a Espanha nos próximos meses é de um crescimento fraco: a taxa de desemprego está em 20%, o mercado imobiliário desabou sob o impacto da ruptura de uma bolha, o déficit fiscal é grande, o endividamento externo e do setor privado também, o crescimento da produtividade é mínimo, a competitividade é baixa e o setor financeiro tem bolsões de instabilidade.

Wall St. Journal dá 75% de chance para calote grego

Com base nos preços e nos juros pagos pelos títulos da dívida pública da Grécia, o jornal Wall Street Journal, porta-voz do centro financeiro de Nova York, estimou ontem em 75% a chance de uma suspensão de pagamentos e renegociação da dívida do país.

Portugal aparece em segundo lugar, com 50% de chance.

Peres nega ter oferecido armas nucleares ao apartheid

O presidente de Israel, Shimon Peres, negou ontem ter tentado vender armas nucleares ao regime segregacionista do apartheid na África do Sul.

A revelação de que Israel negociou armas nucleares com a ditadura da minoria branca da África do Sul foi feita ontem pelo jornal inglês The Guardian, citando documentos secretos desclassificados há pouco pelo governo democrático sul-africano.

São os primeiros documentos oficiais de Israel que confirmam que o país possui armas nucleares.

Em um dos memorandos ultrassecretos, o então ministro da Defesa da África do Sul, Pieter Willem Botha, o Crocodilo, que depois seria presidente (1984-89), pediu para comprar armas nucleares em 1975.

O então ministro da Defesa e hoje presidente de Israel respondeu que poderia oferecer em "três tamanhos". Uma das cláusulas do acordo é que deveria ficar secreto para sempre.

Mas a ditadura dos brancos caiu em 1994, quando Nelson Mandela se tornou presidente, e agora o documento desclassificado foi parar nas mãos do pesquisador americano Sasha Polakow Suransky, que está escrevendo um livro sobre as relações entre Israel e a África do Sul.

Para o Guardian, a descoberta derruba o argumento de que Israel é uma potência nuclear responsável que só tem a bomba atômica para se defender.

Irã envia carta pedindo que acordo seja considerado

O Irã encaminhou ontem à Agência Internacional de Energia Atômica uma carta comunicando oficialmente os termos do acordo negociado com o Brasil e a Turquia para mandar metade de seu urânio para enriquemento no exterior.

Na carta, o regime fundamentalista iraniano pede às grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas que considerem o acordo antes de aprovar novas sanções contra o país.

Coreia do Sul suspende comércio com o Norte

Depois de ouvir o Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul, o presidente Lee Myung Bak exigiu hoje desculpas formais da Coreia do Norte por ter afundado o navio Cheonon, em 26 de março passado, matando 46 marinheiros.

Em retaliação, o governo sul-coreano suspendeu quase todo o comércio com o Norte. Também ameaçou contra-atacar em caso de violação do espaço aéreo, marítimo ou territorial.

O regime comunista de Pionguiangue reagiu furiosamente ao que chamou de "guerra psicológica" e ameaçou ir à guerra.

Na semana passada, uma comissão internacional concluiu que o navio foi atingido por um torpedo norte-coreano.


Analistas que procuram decifrar o regime político mais fechado do mundo especulam que o presidente Kim Jong Il teria ordenado o ataque para impor o nome de seu filho mais novo Kim Jong Un como seu sucessor.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Venda de casas usadas cresce 7,6% nos EUA

A venda de casas usadas nos Estados Unidos subiu 7,6% em abril, projetando a venda de 5,77 milhões de casas num ano. 


Os compradores aproveitaram o crédito fiscal oferecido pelo governo Barack Obama para quem não tem casa própria.

domingo, 23 de maio de 2010

Oposição denuncia fraude eleitoral na Etiópia

A oposição denuncia fraude nas eleições parlamentares realizadas hoje na Etiópia, o segundo país mais populoso da África. O primeiro-ministro Meles Zenawi, apoiado pelos Estados Unidos, confia na vitória.

São as primeiras eleições desde o contestado pleito de 2005, que deflagrou uma onda de violência política com 193 mortes no país do Nordeste da África.

O chefe da missão observadora da União Europeia declarou que a votação foi calma e pacífica, com comparecimento de mais de 70% dos eleitores.

Em meio a denúncias de fraude, o primeiro-ministro Zenawi afirmou estar confiante da vitória, lembrando que "a Etiópia cresceu mais de 10% ao ano durante sete anos" e que, nestas condições, nenhum governo perde eleição.

O chefe de governo rejeitou as acusações de irregularidades alegando que ninguém controla a decisão do eleitor sozinho dentro da cabine de votação. Aliado dos EUA, Zenawi interveio militarmente na vizinha Somália para combater milícias fundamentalistas muçulmanas.

Mas a oposição alega que as cabines são controladas pelos governos locais e foram cercadas por soldados e policiais, numa demonstração de força para intimidar a população local a votar no governo.

A comissão eleitoral da Etiópia tem até 21 de junho para anunciar o resultado.

Irã quer trocar prisioneiros com EUA

O Irã acusa três alpinistas americanos detidos há 10 meses na fronteira com o Iraque de serem espiões e sugeriu hoje aos Estados Unidos uma troca de prisioneiros.

Teerã quer negociar a libertação dos três em troca de diplomatas iranianos presos no Iraque sob a acusação de ajudar grupos rebeldes xiitas na luta contra a invasão americana.

Tailândia estende toque de recolher na capital

O primeiro-ministro Abhisit Vejajjiva afirmou mais uma vez hoje que o governo controla a situação na Tailândia, mas prorrogou o toque de recolher noturno na capital, Bangkok, por mais uma semana. A oposição fala em guerra civil

Em pronunciamento na televisão, o chefe de governo responsabilizou a violência da oposição pelo adiamento de eleições que disse que iria convocar para resolver o impasse político no país.

Como a oposição abandonou as negociações depois de ser atacada pelo Exército na semana pssada, Abhisit declarou que o governo vai resolver sozinho a data das próximas eleições.

A oposição é ligada ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto num golpe de Estado em 2006 e condenado por corrupção e sonegação de impostos. Thaksin fugiu do país para não ser preso.

Pelo menos 53 pessoas foram mortas no conflito político nos últimos 10 dias. A violência política deve reduzir em um terço a taxa de crescimento da Tailândia em 2010.

Atleta nada em água geladas para salvar planeta

Um nadador britânico de longa distância encara um lago gelado na subida do Monte Everest, a montanha mais alta da Terra, para chamar a atenção para o aquecimento do planeta.

Lewis Gordon Pugh foi o primeiro homem a atravessar o Lago Pumori, que fica a 5,3 mil metros de altitude, ao lado da GeleiraKhumbu. Sem roupa especial, ele precisou de 22 minutos e 51 segundos para nadar um quilômetro no lago, onde a temperatura da água era de 2º C.

O objetivo era advertir que as geleiras da Cordilheira do Himalaia, a mais alta do mundo, estão derretando por causa do agravamento do efeito estufa causado pelo aumento da emissão pelo homem de gases carbônicos, com forte impacto sobre os manancias de água na região.

Pugh já enfrentou água geladas no Oceano Ártico e na Antártida, mas declarou que essa foi a nadada mais difícil de sua vida.

O médico que o acompanhou, Sean Gottschalk, comentou que "a maioria das pessoas estaria morta em 20 min em águas geladas como as do lago". Mas Lewis Gordon Pugh é um superatleta preocupado com a preservação da natureza.

Fergie cai em armação de jornal sensacionalista

Uma ex-princesa cai numa pegadona do jornal popular dominical mais vendido no Reino Unido, News of the World. A Duquesa de York, Sarah Ferguson, se ofereceu para dar acesso ao ex-marido, o príncipe Andrew, segundo filho da rainha Elizabeth II, em troca de 500 mil libras, cerca de R$ 1,33 milhão.

O problema de Fergie é que o suposto empresário que lhe daria o dinheiro era um repórter disfarçado do jornal sensacionalista.

Para o editor de notícias sobre a família real do tabloide, a armação revela abala a posição de Andrew como representante especial do Reino Unido para comércio e investimentos.

Andy e Fergie foram casados durante 10 anos e separaram em 1996. O casal tem duas filhas que estão na linha de sucessão ao trono, mas têm poucas chances de chegar lá.

Americano d'al Caeda prega morte de americanos

Um extremista muçulmano com cidadania americana procurado vivo ou morto pelos Estados Unidos faz um apelo aos muçulmanos para que matem soldados do país no Iraque e no Afeganistão. Aos muçulmanos nas Forças Armadas dos EUA, ele pede que matem seus colegas.

Em uma entrevista de 45 minutos divulgada hoje em vídeo num sítio de Internet islamita, Anwar al-Awlaki, ligado à rede terrorista Al Caeda no Iêmen, conclama os muçulmanos a se opor verbal ou fisicamente às intervenções militares americanas em países muçulmanos.

Al-Awlaki disse ter orgulho de Nidal Hassan, o psiquiatra que matou 13 pessoas há seis meses em Forte Hood, no Texas, a maior base militar dos EUA. Como as vítimas iriam servir no Iraque ou no Afeganistão, suas mortes seriam justificadas.

O pregador radical afirmou que matar americanos que bombardeiam milhares de muçulmanos é mais importante do que preservar a imagem dos muçulmanos nos EUA.

Dois acidentes matam 51 pessoas na China

Mais de 50 pessoas morreram em dois graves acidentes na China neste domingo.

Na província de Jiangxi, no Leste do país, um trem de passageiros atingido por uma avalanche depois de três dias de chuva forte descarrilhou-se quando passava pelo município de Fuzhou. Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 71 saíram feridas, 11 em estado grave.

Mais de 2 mil trabalhadores foram enviados ao local para desobstruir a estrada de ferro.

Em Fuxin, na província de Liaoning, no Nordeste da China, um caminha que andava na contramão bateu de frente num ônibus de passageiros. Os dois veículos explodiram em chamas. Pelo menos 32 pessoas morreram e outras 24 saíram feridas, três em estado grave.

Acidente na Índia pode ter sido por erro do piloto

As primeiras investigações sobre o acidente de avião que matou 158 pessoas na sexta-feira à noite na Índia indicam que deve ter havido erro do piloto.

O Boeing 737 da companhia Air India transportava 166 pessoas. Saiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Mangalore, no Sudoeste da Índia. Quando tentava aterrissar, foi até o fim da pista de pouso, arrebentou a cerca do aeroporto, que fica no alto de uma montanha, e caiu no vale abaixo. Só oito pessoas sobreviveram.

Inicialmente, a Air India vai pagar o equivalente a R$ 40 mil para a família de cada um dos mortos e R$ mil aos sobreviventes feridos. Todos eram indianos.

As caixas pretas com os registros do voo já foram localizadas. Havia uma chuva fina na hora do acidente, incapaz de atrapalhar um piloto experiente, com mais de 10 mil horas de voo. O avião tinha dois anos e meio de uso e não deu sinais de problemas.

BP paga multa máxima, mas é pouco

A companhia de petróleo BP, a antiga British Petroleum, concorda em pagar a indenização máxima prevista na Lei de Poluição Petrolífera dos Estados Unidos: US$ 75 milhões. São quase R$ 140 milhões, mas é pouco perto dos bilhões que a empresa lucra todos os anos.

O secretário do Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar, criticou duramente hoje a BP por ainda não ter conseguido estancar o vazamento de petróleo, que começou em 20 de abril, com um acidente em que 11 petroleiros morreram.

No estado da Louisiana, biológos do Centro de Pesquisas sobre Aves da cidade de Forte Jackson já resgataram 11 pássaros cobertos de petróleo. "A maioria dos animais que pegamos estava tão coberta de óleo que não conseguia voar", conta o diretor do centro, Jay Holcomb.

O petróleo bloqueia as glândulas das aves que lubrifica as asas, tornando-as impermeáveis. Só quando recuperam a impermeabilidade elas são devolvidas à natureza, longe das áreas contaminadas do Golfo do México.

sábado, 22 de maio de 2010

Mulher é ordenada padre na Itália

Num desafio à Igreja Católica, uma professora casada de 35 anos se tornou ontem a primeira mulher a ser ordenada padre na Itália. Ela pertence à União de Utrecht, uma dissidência que se separou da Igreja no fim do século 19.

Como a Igreja Católica não acedita o sacerdócio das mulheres, Maria Vitoria Longhitano foi ordenada numa cerimônia da Igreja Anglicana de Todos os Santos. Mas ela não é anglicana. Foi a maneira utilizada para viabilizar a ordenação.

A mulher padre, que não chamo de madre porque são atividades diferentes, criticou a Igreja Católica, descrevendo-a como "uma instituição altamente hierarquiza, uma casta masculina que veta as mulheres para não perder seus privilégios".

Carro-bomba mata 30 no Iraque

Um carro-bomba explodiu hoje de manhã cedo num mercado de rua da cidade de Khalis, na conturbada província de Diala, que fica a 80 quilômetros ao Norte de Bagdá.

Como a região é majoritariamente xiita, o atentado foi atribuído à rede terrorista Al Caeda.

A violência diminuiu muito nos últimos dois anos no Iraque, mas aumentou desde as eleições parlamentares de 7 de março, que até agora não levaram à formação de um governo.

Os terroristas aproveitam a falta de autoridade central para atacar.

Garoto de 13 é mais jovem a subir Everest

Um menino californiano de apenas 13 anos tornou-se hoje o mais jovem alpinista a chegar ao topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.850 metros.

Na semana passada, Jordan Romero declarou que gosta de grandes aventuras e disse estar preparado para mais uma. Hoje, a família anunciou que ele, o pai, a namorada e três, chegaram ao cume.

Não foi a primeira grande escalada de Jordan. Aos 10 anos, ele subiu o Monte Kilimanjaro, o mais alto da África, com 5.895 metros.

Holanda lança camisinhas com imagem do papa

Em um protesto contra o veto da Igreja Católica ao uso da camisinha, uma fábrica de camisinhas da Holanda distribuiu 2 mil embaladas numa imagem do papa, com os dizeres "Eu digo não, eles dizem sim", em protesto contra o veto da Igreja ao uso do preservativo.

A distribuição foi feita no centro da Roterdã, onde uma grande camisinha foi inflada como parte da promoção.

O diretor da Fábrica de Condom argumentou que "milhões de pessoas morrem todo ano de doenças sexualmente transmissíveis, enquanto a Igreja recomenda a não usar camisinha".

Obama cria comissão para investigar vazamento

O presidente Barack Obama criou uma comissão bipartidária para investigar o acidente com uma plataforma de petróleo no Golfo do México, que matou 11 petroleiros em 20 de abril e causou um vazamento que até agora não foi estancado.

Obama tomou a decisão depois de ter sido criticado por não tomar medidas mais duras contra a companhia de petróleo BP e outras empresas do setor envolvidas no acidente com a plataforma Horizonte de Águas Profundas.

Dentro de seis, a comissão deve apresentar suas conclusões sobre as causas do acidente e propor medidas para evitar novos desastres ecológicos.

Coreia do Norte quer revisar inquérito

A Coreia do Norte exige que seus investigadores revisem as conclusões do inquérito que a acusa de afundar um navio da Coreia do Sul, matando 46 pessoas.

Em viagem à China, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, visitou a Exposição Internacional de Xangai. Uma de suas missões será convencer o governo chinês a aceitar algum tipo de punição à Coreia do Norte, mas o foco central será as relações econômicas EUA-China.

Acidente de avião mata 158 pessoas na Índia

Um avião da Air India vindo de Dubai sofreu um acidente ontem à noite, ao errar a aterrissagem no aeroporto de Mangalore, no Oeste da Índia, com 166 pessoas a bordo. Só oito escaparam com vida.

Um sobrevivente contou que um pneu estourou e o piloto perdeu o controle do avião, que explodiu em chamas.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Obama enviou carta a Lula apoiando missão no Irã

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou há 15 dias uma carta ao presidente Luiz Inacio Lula da Silva apoiando o esforço conjunto do Brasil e da Turquia para convencer o Irã a enviar parte de seu urânio para enriquecimento como uma forma de "aumentar a confiança" mútua, ajudando uma solução pacífica da crise, revelou hoje a agência internacional de notícias Reuters.

Hoje, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, afirmou que o Irã vai cumprir o acordo, apesar da ameaça de sanções propostas pelos EUA com o apoio das outras grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Obama pede pesquisa bioética sobre vida artificial

Diante do anúncio da criação de vida artificial com material genético fabricado em laboratório, o presidente Barack Obama pediu à Comissão de Bioética dos Estados Unidos que realize com urgência pesquisa para "estudar os benefícios potenciais para a saúde, a segurança e outros setores, e identificar riscos e conflitos éticos".

A comissão deverá fazer "as recomendações necessárias sobre ações que o govermo deve tomar para permitir aos EUA desfrutar os benefícios dessa evolução da ciência".

Já o jornal oficial do Vaticano, Osservatore Romano, negou que tenha sido criada vida e pediu aos cientistas que não tentam fazer o papel de Deus.

A Santa Sé admite que a engenharia genética pode fazer bem, por exemplo, curando doenças hereditárias. Mas invade o terreno perigosíssimo de manipulação da vida.

Uruguaios marcham para saber verdade sobre ditadura

Dezenas de milhares de uruguaios, inclusive o presidente José Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro, marcharam hoje pelas ruas do centro de Montevidéu exigindo o esclarecimento dos casos de desaparecimento de pessoas durante a ditadura militar (1973-85).

"A reconciliação passa pela verdade e pela justiça", declarou o senador Rafael Michelini, filho de uma vítima da ditadura.

O cortejo de protesto seguiu em silêncio pelas ruas de Montevidéu.

Nas últimas eleições, no fim de 2009, houve um plebiscito para saber se a anistia no Uruguai seria revogado. A revogação ganhou mas não levou, por ter ficado em 48% dos votos, abaixo da maioria absoluta.

"Esta é uma luta permanente. Queremos chegar à verdade", afirmou Sergio Goicochea, irmão de Gustavo Goicochea, desaparecido em 1977. "Vamos continuar insistindo e passar isso aos jovens para que continuem a luta. Um dia vamos saber."

CIDH abre processo contra o Brasil

A Corte Interamericana dos Direitos Humanos, com sede em São José da Costa Rica, abriu processo contra o Brasil por tortura e outros crimes contra os direitos humanos, e ouviu ontem e hoje depoimentos de representantes de vítimas da ditadura militar.

No caso, a questão central é o que aconteceu com cerca de 70 militantes do Partido Comunista do Brasil e camponeses envolvidos na Guerrilha do Araguaia.

A diretora executiva do Centro pela Justiça e o Direito Internacional, Viviana Kristicevic, afirmou que entre 1972 e 1975 houve uma campanha de extermínio contra um grupo que fazia luta arma contra a ditadura.

Crimeia Almeida, que perdeu três parentes na Guerrilha do Araguaia, disse que recorrer a um tribunal internacional é a última saída depois de 40 anos de tentativa de obter a verdade junto ao governo brasileiro. Não se sabe o que realmente aconteceu com os desaparecidos no Araguaia nem quem foram os responsáveis.

Até 21 de maio o tribunal interamericano recebe, em São José da Costa Rica, documentos das partes interessadas para fundamentar sua decisão.

Ban Ki Moon apoia acordo feito por Lula

Durante visita à Turquia, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, declarou que espera que o acordo negociado pelo presidente Lula com o Irã abra o caminho para a solução pacífica do conflito em torno do programa nuclear iraniano.

EUA e Japão condenam Coreia do Norte

Os EUA e o Japão condenaram hoje a Coreia do Norte por ter torpedeado um navio da Coreia do Sul, que afundou, matando 46 marinheiros.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, promete uma resposta internacional ao ataque, que seria dada pelo Conselho de Segurança. O governo sul-coreano fez reunião de emergência, mas descartou uma retaliação armada.

Maior aliada do regime comunista norte-coreano, a China pediu moderação aos dois países vizinhos.

Alemanha aprova ajuda à Eurozona

O euro subiu para mais de US$ 1,25 hoje, depois que o Parlamento da Alemanha aprovou a participação do pais, com 147,6 bilhões de euros, no Plano de Estabilização Monetária da Eurozona.

• Em Bruxelas, m grupo de trabalho formado por ministros da União Europeia discute novas regras orçamentárias e mecanismos de governança econômica do bloco.

• O PIB da Alemanha subiu 1,6% nos últimos 12 meses.

• A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, recebeu hoje o novo primeiro-ministro britânico, David Cameron, que declarou que o Reino Unido precisa de um euro forte e estável, embora não vá aderir à união monetária.

• O Senado dos EUA aprovou ontem à noite por 59-39 a  mais ampla reforma da regulamentação financeira do país desde a Grande Depressão dos anos 30.  Cria uma agência de proteção ao consumidor de produtos financeiros e um Conselho de Supervisão, e aumenta os poderes de fiscalização e intervenção do Fed. Agora é preciso harmonizar o projeto com a proposta aprovada em dezembro na Câmara para que o presidente Obama sancione a lei.

• Um senador e dois deputados republicanos querem aprovar uma lei para proibir o uso de dinheiro dos EUA nos empréstimos do FMI a países europeus sem o exame do crédito desses países pelos EUA.

Portugal reduziu o déficit em 7% nos primeiros quatro meses do ano em relação ao mesmo período no ano passado.

• As bolsas da Ásia caíram sob o impacto da baixa em Wall St. e do medo de que a crise europeia prejudique a recuperação americana.

• As bolsas da Europa caíram sob pressão da crise das dívidas públicas da Eurozona.

• As bolsas de Nova York sobem com a aprovação da nova regulamentação, com destaque para ações de bancos.

França prende comandante da ETA

A França anunciou ontem a prisão do comandante militar do grupo separatista basco ETA (Euskadi ta Askatasuna, que significa Pátria Basca e Liberdade), Mikel Kabikoitz Carrera Sarobe, e seu lugar-tenente, Arkaitz Agirregabiria, implicado no assassinato de um policial francês perto de Paris.

Também foram presos Maite Aranalde, que escapou depois de um erro judicial e outro militante do grupo que não tinha sido fichado.

O ministro do Exterior da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, comemorou: "Caíram o numero um e seu substituto".

A ETA luta pela independência de um país basco que reuniria províncias hoje pertencentes à França e à Espanha. Aderiu à luta armada em 1968 e foi responsável por mais de 800 mortes desde então.

Sarkozy quer meta fiscal na Constituição

Entre as propostas para controlar o endividamento público, o presidente Nicolas Sarkozy propôs ontem uma reforma constitucional na França para que cada governo fixe uma meta para o déficit público durante os cinco anos de seu mandato.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Obama é criticado por vazamento de petróleo

O presidente Barack Obama já está sendo acusado de não ter exigido mais da companhia petrolífera BP, a antiga British Petroleum, dono da plataforma Deepwater Horizon, que afundou no Golfo do México, matando 11 petroleiros e causando um dos piores acidentes ecológicos da História dos Estados Unidos.

Ontem, foi revelado que o vazamento pode ser 19 vezes maior. Em vez de 5 mil, seriam 95 mil barris de petróleo sendo jogados por dias nas água do golfo.

Hoje a Casa Branca acusou a BP de esconder a real extensão do problema. Isso ajudaria a reduzir as indenizações que a empresa terá de dar, que podem chegar a bilhões de dólares.

Senado dos EUA aprova regulamentação financeira

Por 59 a 39, o Senado dos Estados Unidos aprovou hoje à noite um amplo projeto de reforma da regulamentação do sistema financeiro para evitar crises como a de 2008, aumentando os poderes de fiscalização e intervenção da Reserva Federal (Fed), o banco central americano.

Agora, o projeto precisa ser amalgamado com a proposta aprovada em dezembro na Câmara para ser sancionado pelo presidente Barack Obama.

China aconselha EUA a equilibrar contas públicas

Ao receber hoje em Beijim o secretário do Comércio americano, Gary Locke, a China aconselhou os EUA a equilibrar as contas públicas.

A China é a maior compradora de títulos da dívida pública dos Estados Unidos, parte importante de suas reservas cambiais, de US$ 2,4 trilhões. Perde, portanto, com a desvalorização do dólar.

Enquanto o governo americano pressiona a China a valorizar o iuã para combater o desequilíbrio no comércio entre os dois países,  os chineses cobram um ajuste fiscal nos EUA.

No momento, a crise das dívidas públicas do euro dificulta a apreciação do iuã. Em 2005, diante da pressão internacional por causa de seu saldo comercial, a China decidiu deixar a moeda flutuar com base numa cesta de moedas que incluía o euro.

Em maio de 2008, diante da crise internacional, o governo chinês decidiu voltar a colar a cotação de sua moeda a 8,66 iuãs por dólar.

Bolsas voltam a cair no mundo inteiro

A falta de coordenação da Europa para combater a especulação contra o euro, agravada pelo aperto de crédito na China e o aumento do números de pedido de seguro-desemprego nos Estados Unidos, derrubou as bolsas de valores no mundo inteiro hoje.

Esses problemas, especialmente a crise das dívidas públicas da zona do euro, indicam novas dificuldades para a recuperação da economia mundial e até mesmo o risco de um segundo mergulho na recessão.

Os investidores fugiram de ações, aplicações em produtos primários e moedas de países com expectativa de crescimento, como o Brasil. Até o ouro caiu. O barril de petróleo foi cotado a US$ 66. A maior fuga foi para títulos da dívida pública dos EUA, sempre um refúgio seguro.

As bolsas de Tóquio e São Paulo caíram 2,5%, com a Bovespa acumulando queda de mais de 10% na semana. Na Europa, Paris e Frankfurt perderam mais de 2%. Em Nova York, o Índice Dow Jones baixou 3,6%.

Merkel quer negociar reforma financeira no G-20

Diante das críticas à decisão unilateral da Alemanha de proibir certas operações especulativas, a primeira-ministra Angela Merkel, prometeu pressionar o G-20 a avançar na reforma da regulamentação do sistema financeiro internacional.


Merkel defende a criação de um imposto sobre transações financeiras para formar um fundo de combate a crises futuras.


Depois de admitir que o euro está ameaçado, a com ele a própria União Europeia, a primeira-ministra alemã disse que a receita para uma moeda saudável é orçamentos sólidos e equilibrados. A Alemanha quer impor leis de responsabilidade fiscal para lastrear a união monetária e impedir crises como esta.

Keiko Fujimori quer ser presidente do Peru

Com o apoio de milhares de partidários de seu pai, a deputada conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, condenado e preso por corrupção e violação dos direitos humanos, se lançou ontem candidata à Presidência do Peru em 2011.

Aos 34 anos, Keiko diz combinar a força da juventude, a força da experiência e a força do povo, já que é muito popular e desponta como favorita nas primeiras pesquisas sobre as eleições do próximo ano.

O governo Fujimori (1990-2000) controlou a inflação e derrotou os grupos guerrilheiros Sendero Luminoso e Movimento Revolucionário Túpac Amaru.

Keiko defende uma anistia para os crimes contra os direitos humanos cometidos pelo pai no combate à guerrilha.

Ladrão rouba obras-primas de museu de Paris

Uma falha no sistema de segurança do Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris permitiu a entrada de um ladrão que roubou cinco obras-primas:
• O Pombo e as Ervilhas, de Pablo Picasso;
• A Pastoral, de Henri Matisse;
• A Oliveira Próxima a Estaque, de Georges Braque;
• A Mulher com Leque, de Amedeo Modigliani;
• e Natureza Morta com Candelabro, de Fernand Léger.

Os críticos de arte imaginam que o ladrão terá grande dificuldade em vender os quadros, já que todo o mercado está avisado, a não ser que procure colecionadores privados que jamais exponham os quadros publicamente.

De qualquer maneira, os preços do mercado são muito menores do que os R$ 230 milhões de reais que esses quadros valeriam num leilão legalizado.

Maláui condenda casal gay a 14 anos de prisão

O primeiro casal do Maláui, um país do centro da África, a selar a união num casamento homossexual foi sentenciado à pena máxima de 14 anos de cadeia por sodomia e indecência.

No mundo inteiro, 80 países ainda consideram o homossexualismo um crime.

Rolagem da dívida Argentina atrai pouco interesse

Houve pouco interesse na proposta de troca de bônus mais antigos caloteados na crise de 2001 por novos papéis.

Irã ameaça romper acordo feito com Lula

O Irã ameaçou hoje romper o acordo feito com o Brasil e a Turquia para mandar metade de seu urânio para enriquecimento no exterior, se o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovar a quarta rodada de sanções contra o programa nuclear iraniano.

Em declaração citada pela agência oficial de notícias da república islâmica, o vice-presidente do parlamento iraniano, Mohammed Reza Bahone, advertiu que o país não vai enviar combustível nuclear à Turquia dentro de 30 dias, se for punido pela ONU.

A França declarou que só três dos 15 países-membros do Conselho de Segurança se opõem ao antoprojeto apresentado na terça-feira pelos Estados Unidos, com o apoio dos outros membros permanentes com direito de veto: China, Rússia, França e Reino Unido. Isso significaria que as sanções seriam aprovadas.

Coreia do Norte ameaça ir à guerra contra o Sul

Coreia do Norte negou hoje ter torpedeado um navio sul-coreano e ameaça ir à guerra, se for alvo de sanções retaliatórias.

Espanha vende bônus sem dificuldades

A Espanha não teve problemas para vender hoje bônus de 10 anos no valor de 3,5 bilhões de euros a juros de 4% ao ano.

O Conselho de Ministros deve aprovar hoje o pacote anunciado pelo primeiro-ministro Rodríguez Zapatero, inclusive um imposto sobre patrimônios de mais de 1 milhão de euros.

Japão cresceu 1,2% no primeiro trimestre

O Japão cresceu 1,2% primeiro trimestre do ano, confirmado a recuperação do país depois de pior crise do pós-guerra, quando as exportações japonesas caíram pela metade. Este ritmo de crescimento projeta uma taxa anual de 4,9%, abaixo da expectativa do mercado, que era de 5,9%.

A recuperação do Japão se deve tanto ao aumento das exportações, especialmente para a China e outras economias emergentes da Ásia, quanto ao consumo interno.

Cientistas sintetizam vida em laboratório

Cientistas americanos anunciaram ter sintetizado a vida artificialmente em laboratório pela primeira vez.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vazamento de petróleo é 19 vezes maior

As autoridades dos Estados Unidos acusaram hoje a companhia de petróleo BP, antiga British Petroleum, responsável pelo vazamento no Golfo Pérsico, de esconder a real dimensão do acidente ecológico.

Em vez de 5 mil, seriam 95 mil barris que estariam escapando nos últimos dias.

Governo da França aprova projeto contra burca

Sob protesto dos muçulmanos, o Conselho de Ministros da França aprovou hoje o projeto da Lei do Véu a ser enviado em junho à Assembleia Nacional proibindo o uso de trajes femininos que cubram o rosto.

O projeto é conhecido como lei da burca porque seu alvo seria a mulher muçulmana. Sua votação está prevista para setembro, depois das férias de verão no Hemisfério Norte.

A França tem a maior comunidade muçulmana da Europa, cerca de 5 milhões de pessoas, na maioria imigrantes ou descentes de imigrantes das ex-colônias francesas do Norte da África..

Embora a maioria das muçulmanas francesas não use roupas que escondem o rosto, o governo resolver legislar sobre a matéria, alegando a defesa dos princípios da república e a suposta necessidade de proteger mulheres que estarão sendo coagidas a usar as vestimentas tradicionais por extremistas.

Como muitas dessas mulheres moram na periferia, onde não podem contar com a proteção da polícia, são alvo fácil de gangues.

Para uma mulher muçulmana entrevistada nas ruas de Paris com um véu deixando apenas os olhos de fora, a lei é uma agressão psicológica e uma violação do direito individual de cada mulher de escolher sua própria roupa.

Já o presidente da comissão parlamentar que vai examinar o projeto, François Guérin, afirmou que ele visa a proteger os direitos das mulheres e combate o que chamou de "talebã franceses".

UE tenta coordenar combate à especulação

Diante da reação negativa do mercado à proibição pela Alemanha de operações consideradas especulativas, os ministros das Finanças da União Europeia buscaram hoje retomar a coordenação no combate à crise das dívidas públicas de alguns países do euro: Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Itália.

A ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, foi especialmente dura, criticando a Alemanha por não ter consultado os aliados antes de tomar a decisão unilateral de proibir operações descobertas de venda curta (short selling) com títulos da dívida de alguns países, derivativos que funcionam como seguro dessas dívidas e as 10 principais ações da Bolsa de Valores de Frankfurt.

Na venda curta, o especulador toma emprestado um lote de ações ou títulos e vende imediatamente, apostando na queda do preço para recomprar os mesmos papéis por menos, pagar a dívida e reembolsar a diferença.

Foram proibidas as operações descobertas de venda curta, em que o especulador joga com promessas de comprar e não chega a ter em seu poder as ações e os títulos contra os quais aposta.

O resultado foi uma forte queda nas bolsas de valores, que começou ontem em Nova York e São Paulo e chegou hoje à Ásia e à Europa. A principal exceção foi Atenas porque a Grécia pagou uma parcela de 8,5 bilhões de sua dívida.

Na Romênia, pelo menos 20 mil pessoas marcharam nas ruas da capital, Bucareste, em protesto contra um corte anunciado de 25% nos salários do funcionalismo público e de 15% nas aposentadorias para que o país receba uma ajuda de 20 bilhões de euros, cerca de R$ 45 bilhões, do Fundo Monetário Internacional.

Irã repudia anteprojeto de sanções

O Irã repudiou hoje como ilegítimo o anteprojeto de sanções contra o país apresentado pelos Estados Unidos ontem ao Conselho de Segurança das Nações Unidas com o apoio das cinco grandes potências com direito de veto.

Em Teerã, o diretor da Agência Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, declarou que "a ameaça de sanções fica mais fraca" depois do acordo negociado pelo presidente Lula e o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para que o Irã mande parte de seu urânio para enriquecimento no exterior.

"Esta é a última chance das potências ocidentais", desafiou Salehi. "Eles estão sentindo que pela primeira vez os países em desenvolvimento são capazes de defender seus direitos sem a presença dos países mais poderosos. Isto torna tudo mais difícil para o Ocidente. Eles não vão chegar a lugar nenhum."

Ao apresentarem aquele projeto de sanções, protestou, "eles perderam a legitimidade diante da opinião pública".

Banco central dos EUA prevê crescimento forte

Uma recuperação econômica mais forte do que previsto vai acelerar o crescimento e reduzir substancialmente o desemprego nos Estados Unidos ainda neste ano, indicam as minutas da última reunião do Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o banco central americano.

A expectativa de crescimento cresceu para 3,2% a 3,7%, em comparação com 2,8% a 3,5% da previsão anterior, feita em janeiro. O desemprego deve cair para 9,1% a 9,5%.

Mas o Fed adverte que as medidas de aperto fiscal na Europa vão reduzir as taxas de crescimento no continente, com impacto sobre toda a economia mundial.

Afinal, a União Europeia tem um produto interno bruto de US$ 16,8 bilhões, mais do que os EUA. Com a Europa em crise, a recuperação mundial será mais fraca.

Brasil e Turquia defendem acordo com Irã

O Brasil e a Turquia enviaram carta hoje aos países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas pedindo que o acordo negociado com o Irã seja levado em consideração nas discussões sobre a proposta dos Estados Unidos de impor novas sanções contra o regime fundamentalista iraniano, suspeito de desenvolver armas nucleares.

A carta destaca o direito de pesquisar, produzir e usar energia nuclear para fins pacíficos. Considera o Acordo de Teerã um caminho para novos acordos e conclui que é hora de dar uma chance a negociações, evitando medidas prejudicias à solução pacífica da questão.

Veja abaixo a tradução divulgada no sítio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil:


Ministério das Relações Exteriores

Assessoria de Imprensa do Gabinete
Palácio Itamaraty
Térreo
Brasília - DF
CEP: 70170-900
Telefones: 0(xx) 61-3411-6160/2/3
Fax: 0(xx) 61-3411-8002
E-mail: imprensa@mre.gov.br





Nota nº 320 - 19/05/2010

Carta aos membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas
A Declaração Conjunta firmada por Brasil, Turquia e Irã no último dia 17, em Teerã (nota nº 310), foi encaminhada hoje, 19 de maio, aos membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por meio da seguinte carta

(Tradução não-oficial do original em inglês, que segue após o texto em português)

Excelência,

Temos o prazer de encaminhar, em anexo, cópia da ‘Declaração Conjunta de Irã, Turquia e Brasil’, que foi emitida pelo Exmo. Sr. Mahmoud Ahmadinejad, Presidente da República Islâmica do Irã, pelo Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, e pelo Exmo. Sr. Recep Tayyip Erdoğan, Primeiro-Ministro da República da Turquia, em Teerã, em 17 de maio de 2010. A Declaração Conjunta foi assinada pelo Exmo. Sr. Manucher Mottaki, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irã, pelo Exmo. Sr. Ahmet Davutoğlu, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Turquia e pelo Exmo. Sr. Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil.

A Declaração Conjunta realça o direito de desenvolver pesquisa, produção e uso de energia nuclear para fins pacíficos ao mesmo tempo que sublinha a forte convicção dos três países de que a troca de combustível nuclear ensejará oportunidade de começar um processo prospectivo que almeja criar uma atmosfera positiva, construtiva e não-confrontacional, conducente a uma era de interação e cooperação.

A Declaração reflete, nesse contexto, a clara concordância do Irã em depositar 1200 quilos de urânio levemente enriquecido (LEU) na Turquia. Ela também estabelece um roteiro realista e factível que leve a acordos e arranjos necessários que serão negociados entre as partes diretamente envolvidas, dentro de prazos especificados, para o fornecimento de 120 quilos de combustível nuclear necessários para o Reator de Pesquisas de Teerã (TRR) em troca do LEU depositado.

Temos plena confiança de que o grupo P5+1 examinará a Declaração Conjunta com vistas a preparar o caminho para o reabastecimento do TRR da forma mais eficiente e efetiva, considerando aspectos relativos ao programa nuclear iraniano e a temas de interesse mútuo, por meio de um diálogo construtivo.

O Brasil e a Turquia estão convencidos de que é hora de dar uma chance às negociações e evitar medidas prejudiciais à solução pacífica desta questão.

Queira aceitar, Excelência, os protestos de nossa mais alta consideração.

Celso Amorim
Ministro das Relações Exteriores da
República Federativa do Brasil

Ahmet Davutoğlu
Ministro dos Negócios Estrangeiros da
República da Turquia

Talebã atacam maior base dos EUA no Afeganistão

Com granadas, fuzis, metralhadores e terroristas suicidas, a milícia fundamentalista dos Talebã travou uma batalha de sete horas tentando invadir a base aérea de Bagram, a maior dos Estados Unidos no Afeganistão, que fica a 60 quilômetros da capital, Cabul.

Pelo menos 10 rebeldes e um civil americano que trabalhava na base morreram. Oito soldados americanos saíram feridos.

Ontem, os mesmos talebã atacaram um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), matando 12 civis afegões e seis soldados da OTAN, entre eles cinco americanos.

São amostras da determinação que os EUA vão enfrentar quando o contingente americano no Afeganistão chegar a 100 mil soldados.

Exército da Tailândia ataca Camisas Vermelhas

O Exército da Tailândia avançou hoje para reassumir o controle da área do centro de Bangkok ocupada há mais de um mês pelos oposicionistas do movimento das Camisas Vermelhas, que exige a renúncia do governo e a convocação de eleições antecipadas.

Pelo menos duas pessoas foram mortas nos choques de hoje. Desde março, pelo menos 65 tailandeses morreram na rebelião.

terça-feira, 18 de maio de 2010

EUA propõem novas sanções contra o Irã

Os Estados Unidos ignoraram o acordo fechado ontem pelo Brasil, a Turquia e o Irã e apresentaram hoje um anteprojeto de resolução ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para impor novas sanções contra o regime fundamentalista iraniano, que acusam de desenvolver armas nucleares.

Em depoimento na Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, a secretária de Estado, Hillary Clinton, anunciou um acordo com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha em torno do texto do anteprojeto.

À tarde, a embaixadora americana na ONU apresentou a proposta que está sendo discutido pelos 15 maiores países-membros do Conselho de Segurança da ONU. O anteprojeto:
• proíbe a venda de armas pesadas e equipamentos para fabricação de mísseis;
• proíbe o Irã de construir novas instalações militares e de fazer investimentos militares no exterior;
• renova a exigência de que o Irã pare de enriquecer urânio;
• obriga o Irã a cooperar totalmente com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA);
• autoriza a inspeção de navios e aviões com destino ao Irã para impedir o contrabando de equipamentos nucleares.

O embaixador da Rússia declarou que seu governo aprovou a proposta porque "é focada no combate à proliferação nuclear e não causaria prejuízos ao povo iraniano".

A França minimizou a importância do acordo negociado pelo Brasil. Em tom desdenhoso, seu embaixador, Gérard Araud, disse que "o acordo sobre o reator de Teerã", referindo-se à proposta inicialmente aceita pelo Irã em outubro do ano passado e rejeitada logo em seguida, "era para criar confiança. Não era a questão central".

Para o embaixador britânico na ONU, o objetivo principal da quarta rodada de sanções contra a república dos aiatolás é manter a estratégia de pressionar e negociar com o Irã ao mesmo tempo.

O representante do Reino Unido acusou a república islâmica de não receber a comissária europeia de Relações Exteriores, Catherine Ashton.

A China elogiou a iniciativa brasileira, pediu cooperação total do Irã com o regime de inspeções da AIAe disse que o objetivo das sanções é pressionar o Irã a negociar.