O primeiro-ministro Abhisit Vejajjiva afirmou mais uma vez hoje que o governo controla a situação na Tailândia, mas prorrogou o toque de recolher noturno na capital, Bangkok, por mais uma semana. A oposição fala em guerra civil
Em pronunciamento na televisão, o chefe de governo responsabilizou a violência da oposição pelo adiamento de eleições que disse que iria convocar para resolver o impasse político no país.
Como a oposição abandonou as negociações depois de ser atacada pelo Exército na semana pssada, Abhisit declarou que o governo vai resolver sozinho a data das próximas eleições.
A oposição é ligada ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto num golpe de Estado em 2006 e condenado por corrupção e sonegação de impostos. Thaksin fugiu do país para não ser preso.
Pelo menos 53 pessoas foram mortas no conflito político nos últimos 10 dias. A violência política deve reduzir em um terço a taxa de crescimento da Tailândia em 2010.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário