domingo, 23 de maio de 2010

Oposição denuncia fraude eleitoral na Etiópia

A oposição denuncia fraude nas eleições parlamentares realizadas hoje na Etiópia, o segundo país mais populoso da África. O primeiro-ministro Meles Zenawi, apoiado pelos Estados Unidos, confia na vitória.

São as primeiras eleições desde o contestado pleito de 2005, que deflagrou uma onda de violência política com 193 mortes no país do Nordeste da África.

O chefe da missão observadora da União Europeia declarou que a votação foi calma e pacífica, com comparecimento de mais de 70% dos eleitores.

Em meio a denúncias de fraude, o primeiro-ministro Zenawi afirmou estar confiante da vitória, lembrando que "a Etiópia cresceu mais de 10% ao ano durante sete anos" e que, nestas condições, nenhum governo perde eleição.

O chefe de governo rejeitou as acusações de irregularidades alegando que ninguém controla a decisão do eleitor sozinho dentro da cabine de votação. Aliado dos EUA, Zenawi interveio militarmente na vizinha Somália para combater milícias fundamentalistas muçulmanas.

Mas a oposição alega que as cabines são controladas pelos governos locais e foram cercadas por soldados e policiais, numa demonstração de força para intimidar a população local a votar no governo.

A comissão eleitoral da Etiópia tem até 21 de junho para anunciar o resultado.

Nenhum comentário: