Dezenas de milhares de uruguaios, inclusive o presidente José Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro, marcharam hoje pelas ruas do centro de Montevidéu exigindo o esclarecimento dos casos de desaparecimento de pessoas durante a ditadura militar (1973-85).
"A reconciliação passa pela verdade e pela justiça", declarou o senador Rafael Michelini, filho de uma vítima da ditadura.
O cortejo de protesto seguiu em silêncio pelas ruas de Montevidéu.
Nas últimas eleições, no fim de 2009, houve um plebiscito para saber se a anistia no Uruguai seria revogado. A revogação ganhou mas não levou, por ter ficado em 48% dos votos, abaixo da maioria absoluta.
"Esta é uma luta permanente. Queremos chegar à verdade", afirmou Sergio Goicochea, irmão de Gustavo Goicochea, desaparecido em 1977. "Vamos continuar insistindo e passar isso aos jovens para que continuem a luta. Um dia vamos saber."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário