O agravamento da tensão entre as duas Coreias e a fusão de quatro bancos da Espanha, que recebeu nova recomendação do Fundo Monetário Internacional para cortar gastos, voltaram a derrubar as bolsas de valores, o petróleo e o euro nesta terça-feira.
Desde que o Banco da Espanha assumiu, no sábado, o controle da caderneta de poupança CajaSur, o mercado voltou seu olhar nervoso para os bancos espanhóis.
Hoje quatro pequenos bancos regionais espanhóis se fundiram, o que seria absolutamente lógico e normal para o mercado, mas é interpretado como uma ameaça a todo o sistema bancário do país.
A queda das bolsas começou na Ásia, onde Tóquio perdeu 3,05% e Hong Kong 3,5%. Na Europa, Londres caiu 2,54% e Frankfurt, 2,34%.
Em Nova York, o Índice Dow Jones caiu 3% na abertura dos negócios, mas se recuperou parcialmente fechando perto da estabilidade, com baixa de apenas 0,23%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário