A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal) iniciou hoje uma sessão de trabalho em Brasília advertindo os países do subcontinente para a substituição da dependência dos Estados Unidos por outra em relação à China, que rapidamente se torna sua maior parceira comercial.
"Até o ano 2000, a China era uma parceira menor. Hoje, é uma das principais. Em alguns países, tomou o lugar dos EUA", alertou a mexicana Alicia Bárcenas, secretária-geral da Cepal.
O desafio está em desenvolver inovações tecnológicas que agreguem valor aos produtos exportados pela América Latina, rompendo com a dependência das exportações de produtos primários.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário