O ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos abriu uma grande vantagem no primeiro turno da eleição presidencial na Colômbia, realizado hoje. Praticamente, garantiu sua vitória no segundo turno, marcado para 20 de junho.
Apurados 99% dos votos, Santos lidera com 47% contra 21,5% do ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus, do Partido Verde, que estava tecnicamente empatado com Santos nas últimas pesquisas.
É uma vitória do presidente Álvaro Uribe e de sua política de linha dura no combate aos grupos guerrilheiros de esquerda, especialmente as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Santos reconheceu isso em seu discurso: "Esta vitória é sua, presidente Uribe, e de nós que defendemos o seu legado".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário