O euro cai hoje de manhã abaixo de US$ 1,20, e as bolsas desabam depois que o FMI pediu à Espanha mais cortes orçamentários e que a Coreia do Norte rompeu relações com a do Sul.
As Forças Armadas das duas Coreias, inimigas históricas desde a Guerra Fria, entraram em prontidão desde ontem, quando o Sul suspendeu o comércio com o Norte.
Desde a Guerra da Coreia (1950-53), os dois países não assinaram um tratado de paz. Vivem tecnicamente em guerra, na última fronteira da Guerra Fria.
A atual tensão se agravou na semana passada, quando investidores internacionais concluíram que um torpedo norte-coreano afundou um navio de guerra sul-coreano em 26 de março de 2010, matando 46 marinheiros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário