A França anunciou ontem a prisão do comandante militar do grupo separatista basco ETA (Euskadi ta Askatasuna, que significa Pátria Basca e Liberdade), Mikel Kabikoitz Carrera Sarobe, e seu lugar-tenente, Arkaitz Agirregabiria, implicado no assassinato de um policial francês perto de Paris.
Também foram presos Maite Aranalde, que escapou depois de um erro judicial e outro militante do grupo que não tinha sido fichado.
O ministro do Exterior da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, comemorou: "Caíram o numero um e seu substituto".
A ETA luta pela independência de um país basco que reuniria províncias hoje pertencentes à França e à Espanha. Aderiu à luta armada em 1968 e foi responsável por mais de 800 mortes desde então.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário