Durante visita à China, onde busca apoio ou pelo menos abstenção para que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprove novas sanções contra o programa nuclear do Irã, a secretária de Estado, Hillary Clinton, considerou inútil e contraproducente o acordo negociado com o governo iraniano pelo Brasil e a Turquia.
Na visita recente do presidente Lula a Teerã, o Irão concordou em enviar ao exterior 1,2 mil kg de urânio levemente enriquecido a 3,5% para receber dentro de um ano 120 kg de urânio enriquecido a 20%, que seria utilizado em um reator de pesquisas médicas.
Para Hillary Clinton, a acordo não passa de "uma manobra para evitar a ação do Conselho de Segurança". Ela chega nesta quarta-feira a Seul para discutir a crise entre as duas Coreias.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário