Ao abrir hoje o 3º Fórum da Aliança de Civilizações, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o acordo que fez com o Irã, condenado ontem pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton por "tornar o mundo mais inseguro".
"O mundo precisa de paz no Oriente Médio, e o Brasil não está alheio a isso", afirmou o presidente brasileiro, defendendo a decisão de ir ao Irã.
Sem falar diretamente sobre os Estados Unidos, Lula chamou de "absurda e criminosa" a atitude de países que fazem alegações sobre armas para justificar "ações preventivas", numa clara referência à invasão do Iraque no governo George W. Bush.
Mais uma vez, Lula ignorou que o presidente Barack Obama propôs diálogo ao Irã no seu discurso de posse, numa atitude completamente diferente da adotada por Bush.
A secretária de Estado acusara o Irã de usar o Brasil para escapar das nova sanções que podem ser impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário