Os ministros das Finanças da União Europeia, reunidos hoje em Bruxelas, aprovaram uma nova regulamentação para fundos de hedge e de private equity, numa derrota do novo governo britânico, que teme que os negócios vão para Nova York, onde a regulamentação será mais frouxa.
Em uma jogada contra a especulação, o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, anunciou a proibição, a partir da meia-noite de hoje, de operações de short selling com alguns tipos de bônus de países da zona do euro, de alguns tipos de obrigações colateralizadas de crédito e de dez ações.
Short selling é um tipo de operação em que o investidor ou especulador pede ações por empréstimos e vende, apostando na queda de preço da ação para depois recomprá-la por valor menor, pagar a dívida e ficar com o lucro.
Estão proibidas as operações de short selling em que o especulador não chega a ter posse de ações ou títulos e aposta contra elas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário