A Grécia recebeu hoje da União Europeia a primeira parcela de 14,5 bilhões de euros, cerca de R$ 32,2 bilhões o que lhe permite pagar dívidas de 9 bilhões de euros com vencimento hoje. Mesmo assim, a moeda europeia caiu abaixo de US$ 1,22, sua menor cotação desde abril de 2006.
Na abertura da reunião de cúpula da América Latina, Caribe e União Europeia, o presidente do Conselho Europeu, Herman von Rompuy, foi obrigado a reafirmar que "o euro é uma moeda sadia".
O presidente executivo da UE lembrou os 11 anos de inflação sob controle desde a criação da moeda comum europeu. Acrescentou que a zona do euro tem saldo em conta corrente.
A desvalorização do euro já ajudou as exportações dos 16 países que participam da união monetária europeia. O saldo comercial subiu de 1,6 bilhão de euros em março para 4,5 bilhões de euros em abril.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário