quarta-feira, 19 de maio de 2010

Brasil e Turquia defendem acordo com Irã

O Brasil e a Turquia enviaram carta hoje aos países-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas pedindo que o acordo negociado com o Irã seja levado em consideração nas discussões sobre a proposta dos Estados Unidos de impor novas sanções contra o regime fundamentalista iraniano, suspeito de desenvolver armas nucleares.

A carta destaca o direito de pesquisar, produzir e usar energia nuclear para fins pacíficos. Considera o Acordo de Teerã um caminho para novos acordos e conclui que é hora de dar uma chance a negociações, evitando medidas prejudicias à solução pacífica da questão.

Veja abaixo a tradução divulgada no sítio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil:


Ministério das Relações Exteriores

Assessoria de Imprensa do Gabinete
Palácio Itamaraty
Térreo
Brasília - DF
CEP: 70170-900
Telefones: 0(xx) 61-3411-6160/2/3
Fax: 0(xx) 61-3411-8002
E-mail: imprensa@mre.gov.br





Nota nº 320 - 19/05/2010

Carta aos membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas
A Declaração Conjunta firmada por Brasil, Turquia e Irã no último dia 17, em Teerã (nota nº 310), foi encaminhada hoje, 19 de maio, aos membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por meio da seguinte carta

(Tradução não-oficial do original em inglês, que segue após o texto em português)

Excelência,

Temos o prazer de encaminhar, em anexo, cópia da ‘Declaração Conjunta de Irã, Turquia e Brasil’, que foi emitida pelo Exmo. Sr. Mahmoud Ahmadinejad, Presidente da República Islâmica do Irã, pelo Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil, e pelo Exmo. Sr. Recep Tayyip Erdoğan, Primeiro-Ministro da República da Turquia, em Teerã, em 17 de maio de 2010. A Declaração Conjunta foi assinada pelo Exmo. Sr. Manucher Mottaki, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irã, pelo Exmo. Sr. Ahmet Davutoğlu, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Turquia e pelo Exmo. Sr. Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil.

A Declaração Conjunta realça o direito de desenvolver pesquisa, produção e uso de energia nuclear para fins pacíficos ao mesmo tempo que sublinha a forte convicção dos três países de que a troca de combustível nuclear ensejará oportunidade de começar um processo prospectivo que almeja criar uma atmosfera positiva, construtiva e não-confrontacional, conducente a uma era de interação e cooperação.

A Declaração reflete, nesse contexto, a clara concordância do Irã em depositar 1200 quilos de urânio levemente enriquecido (LEU) na Turquia. Ela também estabelece um roteiro realista e factível que leve a acordos e arranjos necessários que serão negociados entre as partes diretamente envolvidas, dentro de prazos especificados, para o fornecimento de 120 quilos de combustível nuclear necessários para o Reator de Pesquisas de Teerã (TRR) em troca do LEU depositado.

Temos plena confiança de que o grupo P5+1 examinará a Declaração Conjunta com vistas a preparar o caminho para o reabastecimento do TRR da forma mais eficiente e efetiva, considerando aspectos relativos ao programa nuclear iraniano e a temas de interesse mútuo, por meio de um diálogo construtivo.

O Brasil e a Turquia estão convencidos de que é hora de dar uma chance às negociações e evitar medidas prejudiciais à solução pacífica desta questão.

Queira aceitar, Excelência, os protestos de nossa mais alta consideração.

Celso Amorim
Ministro das Relações Exteriores da
República Federativa do Brasil

Ahmet Davutoğlu
Ministro dos Negócios Estrangeiros da
República da Turquia

Nenhum comentário: