O Irã repudiou hoje como ilegítimo o anteprojeto de sanções contra o país apresentado pelos Estados Unidos ontem ao Conselho de Segurança das Nações Unidas com o apoio das cinco grandes potências com direito de veto.
Em Teerã, o diretor da Agência Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, declarou que "a ameaça de sanções fica mais fraca" depois do acordo negociado pelo presidente Lula e o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para que o Irã mande parte de seu urânio para enriquecimento no exterior.
"Esta é a última chance das potências ocidentais", desafiou Salehi. "Eles estão sentindo que pela primeira vez os países em desenvolvimento são capazes de defender seus direitos sem a presença dos países mais poderosos. Isto torna tudo mais difícil para o Ocidente. Eles não vão chegar a lugar nenhum."
Ao apresentarem aquele projeto de sanções, protestou, "eles perderam a legitimidade diante da opinião pública".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário