terça-feira, 14 de abril de 2015

Conservadores abrem vantagem em pesquisa eleitoral no Reino Unido

O Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron, abriu uma vantagem de seis pontos percentuais sobre o Partido Trabalhista sobre as eleições parlamentares de 7 de maio de 2015 no Reino Unido, indica uma pesquisa do instituto ICM para o jornal The Guardian.

A maioria das pesquisas recentes dava uma pequena vantagem à oposição trabalhista ou um empate técnico entre os dois grandes partidos britânicos. Nesta, os conservadores subiram três pontos para 39%, enquanto os trabalhistas caíram dois pontos para 33%.

O Partido Liberal-Democrata, que sofre o desgaste de ser o parceiro menor na coligação de governo ficou estacionado em 8%, enquanto o Partido da Independência do Reino Unido, de ultradireita, perdeu dois pontos. Está empatado com o Partido Verde, que subiu três pontos, em 7%.

Para melhorar suas chances e tentar conquistar o eleitorado de centro, o líder da oposição trabalhista, Ed Miliband, lançou hoje o manifesto do partido prometendo manter o equilíbrio nas contas públicas sem sacrificar as camadas mais pobres.

A propaganda conservadora acusa os outros partidos de planejar aumentos de impostos e gastos capazes de desequilibrar a economia e prejudicar a recuperação pós-crise de 2008.

Nenhum comentário: