sábado, 25 de abril de 2015

Violento terremoto mata mais de mil no Nepal

O pior terremoto no Nepal em 80 anos, de 7,8 graus na escala aberta de Richter abalou, hoje a região central do país, situado na Cordilheira do Himalaia, formada pelas maiores montanhas do mundo. A destruição é enorme na capital, Catmandu. O total de mortos já chega a 1.130.

O epicentro do abalo sísmico foi a cerca de 80 quilômetros a noroeste da capital nepalesa. A profundidade foi de 10 quilômetros. Vários países vizinhos foram atingidos. Houve pelo menos 34 mortes na Índia, seis no Tibete, que pertence à China, e dois em Bangladesh.

Muitos estrangeiros estão no Nepal nesta época do ano, inclusive brasileiros, para escalar o Monte Everest, o mais alto da Terra, com 8.848 metros. Pelo menos dez alpinistas teriam sido mortos e muitos estariam isolados por avalanches deflagradas pelo tremor de terra.

País pobres, com alta densidade demográfica, de 184 habitantes por quilômetros quadrado, maior ainda na capital, e a maioria das construções sem estrutura para suportar terremotos, o Nepal teme que o total de mortos seja muito maior.

Nenhum comentário: