Quatro atiradores que passaram em duas motos balearam mortalmente ontem o Dr. Syed Wahidur Rehman, professor assistente do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Caráchi, a maior e mais rica cidade do Paquistão. As aulas foram suspensas por dois dias.
A polícia suspeita que o professor possa ter sido identificado como xiita, embora não seja xiita. Outra hipótese é que a morte esteja ligada ao assassinato, em setembro de 2014, do diretor da Faculdade de Estudos Islâmicos, Shakil Auj, noticiou o jornal paquistanês Dawn.
Os assassinos dispararam oito tiros contra o carro do professor, um Suzuki Cultus. Rehman, de 42 anos, foi atingido por cinco balas, no rosto, no pescoço, no peito, no abdômen e no braço, declarou o médico-legista Jalil Kadir.
Professores amigos do morto não acreditam que o homicídio esteja relacionado com um seminário a ser realizado na universidade em 6 de maio de 2015 sob o tema Desaparecimento de Pessoas no Baluquistão: o papel do Estado e da sociedade.
Numa cidade violenta, onde 2.029 pessoas foram assassinadas em 2014, a polícia não descarta nenhuma possibilidade. O primeiro-ministro Nawaz Sharif pediu um relatório sobre o caso.
Shakil Auj, assassinado no ano passado, pode ter sido morto por denunciar a falsificação de diplomas universitários, mas também houve boatos desmentidos de que um seminário islâmico do interior do país teria baixado um decreto religioso (fatwa) pedindo sua morte por blasfêmia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Pistoleiros matam professor universitário no Paquistão
Marcadores:
Extremismo muçulmano,
Faculdade de Estudos Islâmicos,
Homicídio,
Paquistão,
Shakil Auj,
Sunitas,
Syed Wahidur Rehman,
Universidade de Caráchi,
Xiitas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário