quinta-feira, 30 de abril de 2015

Pistoleiros matam professor universitário no Paquistão

Quatro atiradores que passaram em duas motos balearam mortalmente ontem o Dr. Syed Wahidur Rehman, professor assistente do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Caráchi, a maior e mais rica cidade do Paquistão. As aulas foram suspensas por dois dias.

A polícia suspeita que o professor possa ter sido identificado como xiita, embora não seja xiita. Outra hipótese é que a morte esteja ligada ao assassinato, em setembro de 2014, do diretor da Faculdade de Estudos Islâmicos, Shakil Auj, noticiou o jornal paquistanês Dawn.

Os assassinos dispararam oito tiros contra o carro do professor, um Suzuki Cultus. Rehman, de 42 anos, foi atingido por cinco balas, no rosto, no pescoço, no peito, no abdômen e no braço, declarou o médico-legista Jalil Kadir.

Professores amigos do morto não acreditam que o homicídio esteja relacionado com um seminário a ser realizado na universidade em 6 de maio de 2015 sob o tema Desaparecimento de Pessoas no Baluquistão: o papel do Estado e da sociedade.

Numa cidade violenta, onde 2.029 pessoas foram assassinadas em 2014, a polícia não descarta nenhuma possibilidade. O primeiro-ministro Nawaz Sharif pediu um relatório sobre o caso.

Shakil Auj, assassinado no ano passado, pode ter sido morto por denunciar a falsificação de diplomas universitários, mas também houve boatos desmentidos de que um seminário islâmico do interior do país teria baixado um decreto religioso (fatwa) pedindo sua morte por blasfêmia.

Nenhum comentário: