segunda-feira, 13 de abril de 2015

Israel denuncia venda de mísseis antiaéreos da Rússia ao Irã

O ministro de Assuntos Estratégicos de Israel, Yuval Steinitz, criticou duramente a decisão da Rússia de vender sistemas avançados de defesa antiaérea S-300 ao Irã, reportou hoje a Agência France Presse (AFP). Os Estados Unidos também protestaram.

A objeção de Israel foi anunciada depois que o presidente Vladimir Putin assinou um decreto autorizando o negócio, ignorando as sanções internacionais sob a alegação de que o Irã fechou um acordo nuclear com as grandes potências, mas os detalhes finais ainda devem ser negociados até 30 de junho de 2015.

Os EUA denunciaram a venda como uma violação das sanções internacionais e uma dificuldade a mais nas negociações para desarmar o programa nuclear iraniano. A Rússia quer manter a atenção dos Estados Unidos focada no Iraque para desviar a atenção de suas atitudes agressivas e imperialistas nas antigas repúblicas da União Soviética.

Israel é contra o acordo preliminar acertado em 2 de abril de 2015 entre as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (China, EUA, França, Reino Unido e Rússia), a Alemanha e o Irã para desarmar o programa nuclear iraniano. Não acredita que seja capaz de evitar que a República Islâmica faça a bomba atômica.

Assim, o governo israelense examina a possibilidade de realizar uma operação militar para destruir as instalações nucleares do Irã. Começaria uma nova guerra no Oriente Médio. Com os mísseis russos de última geração, o regime dos aiatolás terá armas de última geração para se defender, alterando o equilíbrio de forças no Oriente Médio.

Nenhum comentário: