segunda-feira, 27 de abril de 2015

Exército da Conquista toma base do Exército da Síria perto de Idlibe

Rebeldes islamitas do Exército da Conquista tomaram o campo Karmid, um quartel do Exército da Síria na província de Idlibe, depois de um terrorista suicida da Frente al-Nusra, ligada à rede Al Caeda, explodir um caminhão-bomba com duas toneladas de explosivos para arrasar a área, noticiou hoje o jornal libanês The Daily Star.

É a terceira derrota em um mês da ditadura de Bachar Assad no Noroeste da Síria, depois da queda das cidades de Jisr al-Sugur e Idlibe, a capital da província. No fim de semana, a Força Aérea síria bombardeou Jisr al-Sugur, matando pelo menos 34 pessoas. A mídia estatal denunciou a presença de "dezenas de homens-bomba" da república russa da Chechênia.

"Um caminhão-bomba com duas toneladas de explosivos penetrou por uma das entradas do campo e facilitou a conquista", declarou pelo Skype o xeque Hussam Abu Bakar, comandante da milícia Ahrar al-Cham (Movimento Islâmico dos Homens Livres do Levante). Com 10 a 20 mil homens, é um dos maiores grupos em luta contra o regime sírio.

O Exército usava o campo Karmid para bombardear cidades e vilas ocupadas pelos rebeldes na região agrícola estratégica junto à fronteira com a Turquia. Para os insurgentes, vai servir da base para atacar o quartel de Mastuma, muito mais importante. 

"Era uma das maiores bases do regime na província de Idlibe, com grande quantidade de armas", comentou o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahman, acrescentado que os rebeldes tomaram sete tanques, lançadores de granada e caixas de munição. Eles estão cada vez mais perto de tomar toda a província, por onde passa a estrada ligando Damasco e Alepo, as duas maiores cidades da Síria.

Com Idlibe e Rakka, a capital do Estado Islâmico da Síria e do Levante, grupos rebeldes distintos dominam duas capitais provinciais.

Os sucessos recentes dos rebeldes são resultado da união de esforços da Arábia Saudita, do Catar e da Turquia, que levaram grupos rebeldes a se aliar desde o mês passado no Exército da Conquista. os Estados Unidos vão treinar os rebeldes nestes três países e na Jordânia.

Neste momento em que Assad parece ser reabilitado ao dar entrevistas para televisões dos EUA e da Europa, que admitem incluí-lo nas negociações sobre o futuro da Síria, sua base de poder no país se esvai.

Nenhum comentário: