A oito meses das eleições parlamentares, o eleitorado da Espanha está dividido entre quatro partidos, com ligeira vantagem para o novo partido esquerdista Podemos, com 22,1% das preferências, indica uma pesquisa do instituto Metroscopia publicada hoje no jornal El País.
Em segundo lugar, ficou o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), com 21,9%. O Partido Popular (PP), direitista, do primeiro-ministro Mariano Rajoy, está em terceiro, com 20,5%. Outro novo partido, Cidadãos, de centro, tem 19,4%
Cerca de 8% dos eleitores ainda estão indecisos, bem menos do que os 18% do fim do ano passado. A divisão indica que nenhum partido terá maioria absoluta. O próximo governo espanhol deveria ser de coalizão, mas os partidos tradicionais confiam em seus líderes para mudar o jogo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário