quarta-feira, 29 de abril de 2015

Sultão da Arábia Saudita muda príncipe herdeiro e ministro do Exterior

Numa mudança inesperada na alta cúpula da monarquia da Arábia Saudita, o rei Salman destituiu seu meio-irmão Mukrin ben Abdul Aziz do posto de príncipe herdeiro e nomeou como seu herdeiro o príncipe Mohamed ben Nayef, ministro do Interior e seu sobrinho, que até agora era o segundo na linha de sucessão ao trono. O segundo agora é o príncipe Mohamed ben Salman, filho do novo sultão e ministro da Defesa.

Se ascender ao trono, Nayef será o primeiro rei saudita que não será um dos 45 filhos do fundador do país, Abdul Aziz al Saud. Como ministro do Exterior, ele se notabilizou na repressão interna à rede terrorista Al Caeda e outros grupos jihadistas. É uma voz influente na política externa do reino.

O novo rei, que chegou ao poder supremo em 23 de fevereiro de 2015 com a morte do sultão Abdala, também substituiu o veterano ministro do Exterior saudita, príncipe Saud al-Faissal, pelo embaixador nos Estados Unidos, Adel al-Jubeir.

Salman decidiu adotar uma política externa mais agressiva para conter a expansão da influência do Irã no Oriente Médio. Desde 25 de março, a Arábia Saudita e aliados sunitas intervêm militarmente no Iêmen para conter o avanço dos rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã. Os dois príncipes promovidos estão diretamente envolvidos na intervenção militar.

Nenhum comentário: