O Congresso de Todos os Progressistas (ACP, do inglês), partido do presidente eleito Muhamadu Buhari, ganhou as eleições para governador realizadas em 11 de abril de 2015 em 19 dos 29 estados em disputa na Nigéria. Esse resultado consolida a vitória na eleição presidencial de 28 de março.
Quando os governadores tomarem posse, em 29 de maio, o ACP vai controlar a Presidência de 29 dos 36 estados nigerianos. O Partido Democrático Popular (PDP), do atual presidente Goodluck Jonathan, dominava a política do país desde a primeira eleição depois da última ditadura militar, em 1999. Vai para a oposição.
Os principais desafios dos novos governos serão combater a corrupção e o terrorismo. Há um ano, 273 meninas foram raptadas numa escola secundária da cidade de Chibok, no Nordeste da Nigéria, pela milícia extremista muçulmana Boko Haram. Algumas conseguiram fugir, mas mais de 200 continuam desaparecidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário