A província afegã de Fariabe, que fica na fronteira com a ex-república soviética do Turcomenistão, está praticamente sob o controle da Milícia dos Talebã (Estudantes), noticiou a Rádio Azatlik, do Turcomenistão, citando como fonte um deputado representante da província no Parlamento do Afeganistão.
Com a retirada dos Estados Unidos, que devem manter apenas 9,8 mil homens no Afeganistão depois do fim de 2015, há um temor no Afeganistão e nos vizinhos Tajiquistão, Turcomenistão e Usbequistão de um ressurgimento dos Talebã capaz de ameaçar a segurança regional.
Os Talebã governaram o Afeganistão de 1996 a 2001, acabando com o caos do período pós Invasão Soviética (1979-89). Foram derrubados por uma invasão americana iniciada em 7 de outubro de 2001 para vingar os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, cometido pela rede terrorista Al Caeda, de Ossama ben Laden, que tinha suas bases no Afeganistão.
A Guerra do Afeganistão já é a mais longa da história dos EUA. Até o fim de 2014, o total de soldados americanos mortos era 2.312.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário