A ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton, favorita até agora nas pesquisas, vai lançar no domingo sua intenção de concorrer à candidatura do Partido Democrata à eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos. Em 2008, ela perdeu a disputa pela indicação para o então senador e hoje presidente Barack Obama.
Hillary hesitou em se lançar até agora, mas é considerada candidatíssima há muito tempo e já enfrenta duras críticas da oposição republicana. Seus adversários querem saber quem são os contribuintes estrangeiros da Fundação Clinton e vão acusá-la por usar uma conta pessoal de correio eletrônico quando chefiava a diplomacia americana.
Quando o escândalo dos e-mails foi revelado, Hillary declarou que repassou as mensagens de trabalho, mas apagou as pessoais. Não cabe a um alto funcionário público tomar uma decisão pessoal desta natureza.
A ex-secretária de Estado está à direita do presidente Barack Obama. A ala mais esquerdista do Partido Democrata prefere a senadora Elizabeth Warren, um professora da Universidade de Harvard extremamente crítica em relação aos banco e ao sistema financeiro de Nova York.
Entre os republicanos, os favoritos são os ex-governadores Jeb Bush e Scott Walker. Nenhum candidato, nem Hillary, que tem pouco mais de 40% das preferências, tem mais apoio do que a legalização do uso recreativo da maconha, aprovado hoje por 52% dos americanos.
Como os dois favoritos são das famílias Bush e Clinton, que governaram os EUA por 20 anos, alguns comentarista, como Edward Luce, do jornal inglês Financial Times, protestaram alegando que o país é uma república e não uma monarquia para a chefia do Estado ser trocada entre duas dinastias.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sexta-feira, 10 de abril de 2015
Hillary Clinton lança domingo candidatura à Presidência dos EUA
Marcadores:
Barack Obama,
Casa Branca 2016,
correio eletrônico,
Departamento de Estado,
Eleição presidencial,
Fundação Clinton,
Hillary Clinton,
Jeb Bush,
Maconha,
Partido Democrata,
Scott Walker
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário