quinta-feira, 23 de abril de 2015

China adverte para ampliação do arsenal nuclear da Coreia do Norte

A Coreia do Norte ampliou seu arsenal nuclear e pode ter mais de 20 bombas atômicas prontas para usar, advertiu o maior especialista chinês do setor em encontro recente com especialistas dos Estados Unidos, citado pelo jornal The Wall Street Journal. Com este poderio nuclear, o regime comunista norte-coreano torna-se uma ameaça para a Coreia do Sul e o Japão, os maiores aliados dos EUA no Leste da Ásia.

"Fico preocupado porque com 20 bombas eles têm um arsenal nuclear", observou Siegfried Hecker, professor da Universidade de Stanford e ex-diretor do Laboratório Nacional de Los Alamos. "Quanto mais eles acreditarem que têm um arsenal e uma capacidade de dissuasão nuclear, mais difícil será fazê-los recuar."

Os EUA têm tratados de defesa mútua com Japão e Coreia do Sul. Isso significa que um ataque contra eles é considerado uma agressão aos EUA. E a Coreia do Norte já teria testado mísseis balísticos intercontinentais com alcance até 5,6 mil quilômetros, capazes de atingir a costa oeste dos EUA.

A China também está convencida de que a Coreia do Norte tem uma capacidade de enriquecimento de urânio maior do que a estimada pelos americanos. Até 2020, a ditadura stalinista de Kim Jong Un poderia ter 77 bombas nucleares.

Ao mesmo tempo em que abriu negociações para desarmar o programa nuclear do Irã, o presidente Barack Obama não seguiu o mesmo caminho com a Coreia do Norte, que violou todos os acordos que fechou e realizou explosões nucleares em 2006, 2009 e 2013.

Nenhum comentário: