terça-feira, 14 de abril de 2015

Al Chababe mata seis pessoas no Ministério da Educação da Somália

A milícia extremista muçulmana Al Chababe (A Juventude), ligada à rede terrorista Al Caeda, matou pelo menos seis pessoas hoje num ataque ao Ministério da Educação da Somália, em Mogadíscio, reportou hoje a revista queniana Africa Review citando fontes da polícia local. As autoridades somalianas já reassumiram o controle da área, com o apoio de uma força de paz internacional.

O grupo, que chegou a dominar a maior parte da Somália, inclusive a capital, perdeu espaço e poder nos últimos anos por causa de uma força internacional da União Africana com grande participação do Quênia que intervém no país desde 2011 para apoiar o governo provisório reconhecido internacionalmente.

Embora a maior parte dos líderes tenha sido morta ou se rendido dentro de um programa de anistia, Al Chababe continua atacando na Somália e no vizinho Quênia, onde matou 148 pessoas num ataque à Universidade de Garissa, no Norte do país, em 2 de abril de 2015.

Desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre, em 1991, no fim da Guerra Fria, a Somália não tem um governo estável. Vive em estado de anarquia.

Nenhum comentário: